23/10/15

15 de Agosto - ASSUMPÇÃO DE N. SENHORA e DUAS GRANDES FUNDAÇÕES

A 15 de Agosto, dia da Assumpção de Nossa Senhora, foram fundadas a Companhia de Jesus e a Santa Casa da Misericórdia.

Ontem, dia 14, Vésperas da Assunção, foi aniversário da batalha de Aljubarrota: portanto, os Castelhanos tinham programado uma victoria que haveria de ser "autenticada" por Nossa Senhora", o que não ocorreu.

Armas de D. João I de Castela
O Calendário Litúrgico sempre teve muita importância para a marcação dos vários acontecimentos significativos entre os cristãos. Isto foi sempre muito levado em grande conta, ainda mais nos tempos recuados da grande Cristandade. Partamos então desta realidade para fazer algumas observações:

O dia de chegada de Cristóvão Colon às Antilhas, 12 de Outubro, calhou na Festa de Nossa Senhora do Pilar (especialmente significativa para a Espanha). Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil dia 22 de Abril, dia da Ressurreição (Páscoa), no ano de 1500 (que inicia o novo século).

Hoje sabe-se que Portugal conhecia a localização do Brasil antes de 1500. Portanto, o dia e ano de chagada OFICIAL foram previamente programados, e da forma para a qual os portugueses se sentiam prudentemente forçados: em segredo. Mesmo com a programação da data a sua simbologia deve continuar a ser tida em conta, pois tudo o que acontece é porque Deus quer ou permite (já na Batalha de Aljubarrota, Deus não permitiu a iniciativa castelhana, e acabou por dar a victoria aos portugueses na mesma data). Deus, pelo menos, permitiu que a data oficial da descoberta do Brasil tivesse sido na Ressurreição (a permissão ou iniciativa, também é certo, têm valores diferentes).

Hoje está provado que, antes da primeira viagem de Cristóvão Colon, já os portugueses tinham chegado e mapeado as Antilhas (América Central). Como é do conhecimento público, Colon fez a aprendizagem de navegação em Portugal. O diário de Colon diz que ele não descobrira nada que os portugueses não tivessem já descoberto antes, e visto que o trajecto de retorno da primeira viagem  aponta para um conhecimento prévio e seguro daqueles mares, é quase impossível aos investigadores não concluir hoje que Colon já conhecia as coordenadas das Antilhas antes de partir para elas. Se assim foi realmente, a chegada do 12 de Outubro foi também programada (Deus, pelo menos, assim terá permitido).

Interessante... curioso! ...

1 comentário:

anónimo disse...

Este artigo estava por publicar, e apenas agora foi completado. Daí a data (15 de Outubro).

TEXTOS ANTERIORES