07/08/15

MOMENTO DE HUMOR - TINHA QUE SER CASTELA!

Caros amigos... estou a ler uma certa obra do séc. XVIII. Durante a leitura, em dado momento ocorreu soltar uma gargalhada, rápida de mais para evitá-la a tempo. Em que momento me ri!? O que provocou o riso? ... O interessante motivo foi certo feito de Castela. Depois da gargalhada, de mim para comigo, comentei: "tinha que ser...!".

Antes de vos mostrar a piada, advirto às más línguas que me querem fazer anti-espanhol: travem a língua, demovam-se!

Pois bem, o capítulo que estava a ler versava sobre os lugares que os Embaixadores dos Reinos ocupam nos Concílios Gerais. Há uma ordem acostumada de distribuição de assentos por duas colunas: de um lado o Papa, em frente o Imperador; depois a França em frente da Inglaterra; depois Castela em frente de Portugal (e os que seguem não interessam agora para o caso). No Concílio de Basileia o Embaixador da Inglaterra faltou, e então: "compraram os Castelhanos ao Concílio o assento por 30000 florins, para assim ter o seu Embaixador melhor lugar nele.", neste caso em frente da França.

E que tal!?

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES