04/08/15

ASCENDENS - BIBLIOTECA DIGITAL ASCENDENS (I)

Caros leitores, 

depois da recente publicação, a respeito do trabalho que eu e os colaboradores ASCENDENS temos feito, redijo agora publicação idêntica a respeito da biblioteca digital ASCENDENS.

A 31 de Julho de 2015 foi publicado o artigo "ASCENDENS - Não Fazemos Batota Nas Transcrições", e agora, com o domingo de intervalo, a 4 da Agosto publico este artigo que ledes (entretanto houve a necessidade de publicar o artigo "ASCENDENS - Manual do Usuário"). Embora este tenha sido um condensado decorrido num período inferior a uma semana, a grande parte dos dados agora revelados nunca tinham sido revelados em anos de trabalho.

Para não acontecer que leitor algum caia no erro de dizer que a publicação destes dados é demonstração de orgulho, lembro que, pelo mesmo tipo de pensamento, seria então também sinal de humildade a ocultação destes dados feita até agora! E então surgiria a pergunta: o que nos teria feito passar de humildes a orgulhosos!? ... A pergunta é retórica, claro! Enfim... na verdade, nem uma é garantia de orgulho, nem outra é garantia de humildade.

A realidade: se mostramos trabalho feito para desenganar a quem acha que foi feito pouco, logo em seguida dirá que é orgulho mostrar trabalho feito! Cá deste lado, eu nem respondo "invejas... ciumes", e prefiro responder com o "exorcismo" mais pertinente: dar mais do mesmo, e agora a respeito da Biblioteca Digital ASCENDENS.

Lá vamos nós...

A Biblioteca Digital ASCENDENS, tem mais de 7000 livros e documentos digitalizados, que preenche mais de 80 Gb de disco.

Em 90% dos casos, as digitalizações estão em formato PDF. A ordenação está feita em simultâneo segundo dois critérios: a identificação de cada obra, e a distribuição do espaço em partes iguais. Disto resulta que:

1 - Os documentos/livros estão distribuídos por arquivos numerados;


2 - Cada arquivo contem três pastas: duas para os documentos/livros (identificadas por A e B), e outra que contem a lista com os documentos do arquivo correspondente.

Dentro de cada arquivo três pastas

As pastas A e B têm, cada uma, têm o tamanho adequado para caberem gravadas num CD. Tanto os arquivos como as pastas A e B são marcadas com o número do documento/livro (valor mais alto e mais baixo). Cada documento/livro é numerado para ser facilmente encontrado na lista.

os documento/livros digitalizado estão numerados
3 - Na pasta "Lista" está contida a lista do respectivo arquivo, como já disse (em duas versões: Word e PDF);


Cada lista é composta de mais ou menos 5 páginas:

lista no formato PDF

Parte de uma página de lista em Word:

(a continuar)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES