12/06/15

O PUNHAL DOS CORCUNDAS Nº 2 (II)

(continuação da I parte)

OS TRANSMONTANOS

Desde tempo imemorial que este nome passa em todo o Reinos, e Domínios Portugueses, por sinónimo de probo, honrado, e veleroso. "Seria infinito quem se propusesse coligir as provas da justiça com que lhes são concedidos estes nobres, e gloriosos epítetos, ou se quer nomear os varões assinalados que saíram da Província de Traz-os-Montes para encherem os lugares mais honoríficos da Igreja, e do Estado.

No tocante aos exercícios da guerra, e ao valor e coragem, que alu se demandam, creio que ninguém apresentará maior cópia de títulos autênticos para uma inquestionável primazia, e se algum dos nossos Conterrâneos, ou por mal informado, eu por invejoso, me quisesse disputar o que ousadamente afirmo, bastaria lembrar-lhe os memoráveis campos da Godinha onde os Transmontanos Dragões de Chaves, quiseram antes ser cortados, e feitos em postas desde o Chefe até ao último Soldado, que renderem-se ao inimigo, acção esta que os Escritores Portugueses censuram, e taxam de indiscreta, mas que os Estrangeiros têm querido chamar, e reivindicar para os seus concidadãos.

Quando este grande exemplo por ser único deixasse de o abalar então lhe faria ver em nossos Historiadores, quando tratam da portentosa victoria de Montes Claros decisiva da sorte de Portugal, onde os Terços e Esquadrões Transmontanos fizeram a principal figura, mais outro irrefragável monumento daquela bem fundada primazia. "Estas (explica-se deste modo uma Relação Castelhana impressa em Lisboa, poucos dias depois daquela gloriosíssima victória)... Estas bravas gientes de Tras los Montes parece que em todos lugares se reproduziam para vencer."

Concedido porém que faltasse a nuvem de argumentos do valor Transmontano, que enche, e enobrece todas as páginas da nossa História, que é  que nós temos visto, e admirado, senão uma pleníssima demonstração, do ingénio valor, que não cede ao que nesta parte, ou referem os Historiadores, ou cantam as antigas Musas?

Reparemos na Continência desses animosos Soldados que não pôde ser minguada, ou escurecida por uma série de privações, e de trabalhos, que porventura custariam a própria vida a quem não fosse transmontano.

Admiremos a invencível firmeza com que depois de reprovada a sua causa pelos que se reputavam Deuses da terra,e depois de se verem abandonados de uma grande parte dos seus Chefes, (pois houve Regimento fiel ao grande Silveira, ou à causa da razão, e da justiça em que somente dois Oficiais, quizeram participar dos trabalhos, que se antolham sempre no caminho da honra, e da virtude!!) assim mesmo foram Catães preferindo os desastres que pareciam amontoados sobre a boa causa, às aliciações, recompensadas, e vantagens de que se ataviava a má causa para os fascinar, e iludir.

Quem morre nas Thermópylas, ainda consegue mais frondosos Louros do que haviam de ser os conseguidos nas planícies de Mantineia...... A retirada dos dez mil é o feito de armas por certo o mais brilhante, e assinalado da História antiga, e que leva a palma aos triunfos do Granico, e de Arbeles...... E que é a penosa marcha dos Transmontanos ao través da Espanha sobre modo inquieta, e agitada senão numa viva imagem da famosa retirada dos dez mil? Que suave e gostosa é para mim, e para os bons Portugueses, que só os maus pensaram de outro modo, a lembrança das alturas de Santa Bárbara, e dos ilustres Generais, Vaía, Teixeira, e Correia de Morais, inseparáveis da sorte, e destinos do novo Xenofonte!! A povoação da Trindade é outra Numância e Sagunto...... As Mães, e as Esposas Transmontanas, são as heroínas de Lacedemonia, e também excitam os seus filhos, e os seus Esposos com o decantado Aut cum hoc, aut in hoc...... Ou morrer combatendo sob as ordens do Conde de Amarante, ou voltar com ele já venceor, e triunfante....... Ah! Estas heroínas ainda fizeram mais, querendo expulsar de suas casas, os prefugos que desertaram das bandeiras da honra, e da Fé!!!

Que mais falta para a glória dos heróis Transmontanos, cujos nomes deveriam abrir-se em laminar de ouro, como se decretou relativamente aos heróis das Thermópylas? Que sejam remunerados...... e que nunca se chegue a dizer que o seu Rei, que a sua Pátria, e que os seus Concidadãos lhe foram ingratos.


(Lisboa: na Officina da horrorosa conspiração, Ria Rormoza N.º 42 - Com licença da Real Commissão da Censura)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES