12/04/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LXVIII)

(continuação da LXVII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XLI
Desprezo Das Honras Temporais

1. Cristo -Filho, não te entristeças de ver os outros na elevação e na honra e a ti no abatimento e no desespero.
Eleva o teu coração a mim, que estou no Céu, e não te amargure o desprezo dos homens sobre a Terra.
Alma - Senhor, nós somos cegos e a vaidade facilmente nos engana.
Se eu considero bem o que sou, conheço que nenhuma criatura me tem feito mal algum e que, não tenho motivo para queixar-me justamente de Vós.

2. Porque muitas vezes Vos tenho ofendido gravemente, é justo, que todas as criaturas se armem contra mim.
A mim, pois, só são devidos a confusão e o desprezo, como a Vós o louvor, a honra e a glória.
Se não entrar na disposição de querer ser desprezado e esquecido de todas as criaturas e considerado um puro nada, não posso adquirir a paz e a firmeza interior, nem ser espiritualmente ilustrado, nem viver perfeitamente unido a Vós.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES