16/02/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (LVIII)

(continuação da LVII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XXI
Deve-se Descansar em Deus, Mais do Que em Todos os Bens e Dores

1. Alma - Coração meu, alma minha, em tudo e por tudo descansareis no Senhor, porque Ele é o descanso eterno dos santos.
Amantíssimo e dulcíssimo Jesus, fazei que eu ache mais descanso em Vós do que em todas as criaturas. Mais do que na saúde e na formosura; mais do que no poder e nas dignidades; mais do que nas riquezas e no luxo; mais do que nas artes e na ciência; mais do que nos folguedos e divertimentos; mais do que na fama e no louvor; mas do que nas delícias e prazeres.
Fazei que eu Vos prefira, mesmo a todas as esperanças e promessas que nos dais, a todos os merecimentos e bons desejos que podemos ter; a todas as graças e favores de que podeis encher-nos; a todas as consolações e doçuras que podemos receber de Vós.
Fazei que eu ame descansar somente em Vós, mais do que em todos os anjos e arcanjos e mais do que em todos os Espíritos do Céu; mais do que em todas as coisas visíveis e invisíveis; numa palavra: mais do que em tudo o que está fora de Vós.

2. Vós, meu Deus, meu Senhor, sois superior a tudo em bondade, em grandeza e poder. Em Vós tendes a força inexaurível da eterna felicidade. Todas as consolações espirituais dimanam de Vós. Sois a única formosura e o único objecto amável. Sois um oceano de majestade e de glória, em que todos os bens estiveram, estão e estarão eternamente juntos, em suma perfeição.
Assim, tudo o que me dais, ou me descobris, ou me prometeis, sem me fazer gozar contemplando-Vos e em Vós mesmo repousando o meu espírito, julgarei insuficiente e incapaz de dar-me inteiro contentamento, porque o meu coração jamais se satisfará senão elevando-se acima de todas as criaturas para se encontrar em Vós.

3. Ó meu Jesus, esposo amabilíssimo das almas, que dominais o Céu e a Terra, quem me dera asas de verdadeira liberdade, para voar e descansar em Vós! Quando me será concedida a felicidade de ocupar-me inteiramente na consideração da Vossa doçura inefável! Quando me recolherei em Vós, de sorte que perca, por Vosso amor, todo o gosto de mim mesmo, para não gostar senão de Vós! Agora passo eu a vida em gemidos e levo com dor o peso da minha infelicidade. Neste vale de lágrimas encontro tantos males que me perturbam, me entristecem e me enchem de escuridão! Embaraçado, distraído, ou preso pela ilusão dos sentidos, não posso chegar a Vós com liberdade nem gozar as divinas consolações com que honrais o espíritos bem-aventurados que assistem na Vossa presença. Ó meu Deus, ouvi os meus suspiros e atendei a tantos males que sofro sobre a Terra!

4. Ó Jesus, esplendor da eterna glória, alívio da alma aflita neste desterro, eu me apresento mudo diante de Vós e o meu silêncio fala por mim! Até quando tardará o meu Senhor a vir a minha alma? Venha Ele a mim, na extrema pobreza em que estou, encha-me de alegria. Estenda a sua mão e tire deste admirável da sua miséria. Vinde meu Deus! Sem Vós não posso ter dia nem hora alegres; porque sois toda a minha alegria e sem Vós nada há que me sustente. Sou miserável e considero-me preso e carregado de ferros, enquanto não concedeis a luz da Vossa presença e não me dais a liberdade, mostrando-me um semblante doce e favorável.

5. Busquem os outros, em lugar de Vós, o que quiserem. A mim, nada me agrada, nem agradará, senão Vós, ó meu Deus, que sois a minha esperança e a minha eterna felicidade. Não deixarei de orar até que a Vossa graça volte a mim.

Cristo - Aqui me tens, filho meu. Venho a ti, pois me invocaste. As tuas lágrimas e os desejos da tua alma, a humildade e a penitência do teu coração inclinaram-me a vir a ti.

Alma - Senhor, eu Vos chamei e desejei gozar a Vossa presença resolvido a rejeitar tudo por amor de Vós. Mas Vós mesmo me induziste a procurar-Vos. Sêde, pois, Senhor, bendito, por haverdes usado, segundo a Vossa infinita misericórdia, de tanta bondade com o Vosso servo.

6. À vista disto, que resta ao Vosso escravo senão humilhar-se profundamente na Vossa presença, sem perder jamais a lembrança da sua maldade e vileza? Em toda esta multidão de maravilhas com que enchestes o Céu e a Terra, nada há que Vos seja semelhante, ó meu Deus! Todas as Vossas obras são perfeitas, todos os Vossos juízos são rectos e todas as criaturas se governam pela Vossa soberana providência. Dê-se, pois, todo o louvor e glória a Vós, que sois a sabedoria do Pai. A minha língua, a minha alma, todas as criaturas juntas Vos louvam eternamente.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES