05/01/15

PASSOS COELHO - FELICITAÇÃO AO PATRIARCA DE LISBOA

Tiara Patriarcal
(mitra em 3 níveis, como tiara papal, só concedida aos Patriarcas de Lisboa)

Ontem, dia 04/01/2015, o Sr. Primeiro Ministro da República em Portugal, Pedro Passos Coelho, na convicção do seu cargo, felicitou o Sr. Patriarca de Lisboa pela nomeação cardinalícia.

Honra seja feita à verticalidade da declaração do Gabinete do Sr. Primeiro Ministro da República em Portugal enviada à Agência Lusa:

"Trata-se de um elevado significado para o nosso país, e em especial para a Igreja e a comunidade cristã, dando continuidade à tradição histórica de o Patriarca de Lisboa ser também nomeado Cardeal".

Brasão de D. Tomás I (1670 - 1754), primeiro Cardeal Patriarca de Lisboa
(o uso de Tiara Papal sobre o brasão, para além do Papa é honra exclusiva nos Patriarcas de Lisboa)
Para que alguns leitores não fiquem enganados, lembro que não há Portugal fora da Santa Igreja, portanto não há uma "comunidade cristã" entre os portugueses, e sim que, os habitantes não católicos e comunidades não católicas em Portugal, pelo que nos mostram as leis e costumes da nossa pátria, não são realmente portugueses. A República, em Portugal e nos outros países que ocupa, veio impor o falso critério de "nação", ou seja, o critério segundo a geografia do nascimento de cada pessoa. É verdade que a nomeação cardinalícia faz parte de uma tradição histórica, mas não é isto que a legitima; o que legitima tal elevação é o direito estabelecido por meio da Bula de Ouro (e que está sujeita ao Papado).

É certíssimo tratar os católicos por cristãos ("cristã"), como se faz no comunicado acima. Muito me admira...!

Olhando apenas as intenções, vai um voto de simpatia para certa coragem e preocupação identitária que no comunicado transparecem.

De momento ainda não se sabe se o Senhor D. Duarte Pio de Bragança, sucessor no Trono de Portugal, emitirá o seu parecer a este respeito.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES