03/01/15

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (L)

(continuação da XLIX parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap. XIII
A Obediência Humilde, A Exemplo de Jesus Cristo

1. Cristo - Filho, quem se furta à obediência, furta-se à graça. Quem procura o bem particular, priva-se dos bens comuns e gerais. Quem não se sujeita de boa vontade ao seu superior, mostra que a sua carne ainda não lhe obedece perfeitamente, mas resiste e murmura muitas vezes.
Aprende, pois, a obedecer prontamente ao teu superior, se desejas que a tua carne também te obedeça.
Tu vencerás depressa esse inimigo se o teu coração não estiver dividido contra ti.
Tu és o mais penoso e o mais formidável inimigo da tua alma, quando não te rendes ao que a lei do espírito pede de ti.
É necessário que te desprezes a ti mesmo, se queres triunfar da carne e do sangue.

2. Mas porque ainda te amas desordenadamente, receias sujeitar-te à vontade dos outros. Que maravilha, no entanto, julgas ver no facto de, sendo tu pó e nada, a um homem te sujeitares, quando eu, que do nada tirei todas as coisas, me sujeitei aos homens, por amor de ti?
Eu desci do cume da minha glória ao mais profundo abismo da tristeza, a fim de que aprendesses a vencer a soberba do homem pela humildade de um Deus.
Aprende a obedecer, pó soberbo; aprende a abater-te, terra e cinza, e a querer ser bem pisada aos pés de todos. Aprende a quebrar as tuas vontades e a entregar-te à sujeição.

3. Ira-te contra ti mesmo e não sofras que a soberba te domine. Mostra-te tão pequeno e humilde que todos possam andar sobre ti, como se anda sobre a lama das ruas. De que podes queixar-te, homem vão e presunçoso? Que podes opor, vil pecador, àqueles que te injuriam, se tu tantas vezes injuriaste a Deus com teus pecados, merecendo, por isso, as penas do Inferno?
A minha misericórdia te perdoa, porque a tua alma é preciosa a meus olhos e desejo que conheças quanto te amo e quanto deves ser agradecido aos meus benefícios, e para que te entregues à submissão e à humildade, sofrendo com paciência o ser desprezado.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES