04/12/14

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XXXIX)

(continuação da XXXVIII parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

III Livro
A Fonte Das Consolações

Cap.II
A Verdade Fala à Alma Sem Rumor 

1. Alma - Falai, Senhor, o Vosso servo vos ouve. Eu sou o Vosso servo; dai-me inteligência para que conheça os mistérios da Vossa lei. Inclinai o meu coração às palavras da Vossa boca, fazei que elas o penetrem como um orvalho celeste.
Os filhos de Israel diziam antigamente a Moisés: "Falai-nos e nós O ouviremos; não nos fale o Senhor, porque, falando-nos, talvez morramos." Eu não Vos oro, Senhor, deste modo - antes, com o mais humilde desejo, Vos peço aquela mesma graça que Vos pediu o profeta Samuel, quando Vos dizia: "Falai, Senhor, o Vosso servo Vos ouve."
Não me fale Moisés, nem qualquer dos profetas. Podeis, sem eles, ensinar-me tudo; e eles, sem Vós, de nada me servem.

2. Eles podem muito bem proferir palavras, mas não podem dar a graça nem o espírito.
Falam de um modo admirável, mas não inflamam o coração, se estiverdes calado.
Os doutos transmitem as suas letras, mas só Vós explicais o íntimo sentido delas. Falam de mistérios, mas de Vós vem a inteligência para os penetrar. Eles nos intimam a cumprir as Vossas ordens, mas Vós nos ajudais a cumpri-las. Mostram o caminho, mas Vós nos dais a força para andar-mos. Eles actuam sobre os sentidos, mas Vós instruís e ilustrais o coração. Eles regam a superfície, mas Vós fazeis germinar a semente. Eles falam, mas Vós dais à alma os ouvidos com que perceba as suas vozes.

3. Não me fale, pois, Moisés, mas falai-me Vós, meu Senhor e meu Deus, que sois a eterna verdade. Temo morrer estéril, sendo só externamente advertido sem ser abrasado no interior.
Não me serve de condenação a palavra ouvida e não praticada; conhecida e não amada; aceite e não cumprida.
Falai, pois, Senhor, porque o Vosso servo vos ouve e porque as Vossas palavras dão a vida eterna.
Falai-me, para consolação da minha alma, para emenda da minha vida, para louvor, honra e glória Vossa.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES