30/11/14

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (XXXVII)

(continuação da XXXVI parte)

A IMITAÇÃO DE CRISTO
Thomas de Kempis

II Livro
O Mundo Interior

Cap.XII
O Caminho Real da Santa Cruz

1. Esta palavra do Salvador: "Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue-me", a muitos parece dura. Porém, muito mais dura deve ser aquela que Ele pronunciará no dia do Juízo: "Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno."
Os que de boa vontade ouvem e seguem agora a palavra da Cruz não hão-de temer então a sentença da condenação eterna.
Este sinal da Cruz estará no Céu quando o Senhor vier julgar. Nesse dia, todos os servos da cruz, que na vida se conformaram com Cristo crucificado, se chegarão, com grande confiança, para Cristo Juiz.

2. Porque temes, pois, tomar a cruz, pela qual se caminha para o reino de Deus? Na cruz está a saúde e a vida.
Na cruz está o refúgio contra os inimigos, a doçura da graça, a força de alma, a alegria do espírito, a perfeição das virtudes, o cume da santidade.
Não há salvação nem esperança da vida eterna senão na cruz. Toma, pois, a tua cruz e segue a Jesus Cristo, e caminharás para a vida eterna. Este Senhor foi adiante, levando às costas a Sua. Nela morreu por teu amor, para que tu leves também a tua e nela desejes morrer.
Se morreres com Ele, também viverás com Ele. Se fores Seu companheiro nos trabalhos, sê-lo-ás também na Sua glória.

3. Tudo consiste em amar a cruz e morrer nele. Nem há outro caminho para a vida e para a verdadeira paz interior senão o da cruz e o da mortificação contínua. Vai onde quiseres, indaga quanto quiseres, não acharás caminho mais excelente para te elevares nem mais seguro para te sustentares, sem perigo de cair, do que o da cruz.
Dispõe e ordena todas as coisas conforme os teus desejos e pensamentos e acharás que sempre hás-de padecer alguma coisa, ou por força, ou por vontade. Assim, não estarás jamais isento da cruz, porque ou sentirás dores no corpo ou tribulação no espírito.

4. Algumas vezes serás desamparado de Deus e outras perseguido pelo próximo; e, o que é mais, em muitas ocasiões serás pesado a ti mesmo. Não poderás aliviar-te com remédio ou qualquer consolação. Serás obrigado a sofrer todos esses males, até que agrade a Deus livrar-te deles. Deus quer que aprendas a padecer a tribulação sem alívio, para que de todo te sujeites a Ele e fiques mais humilde por meio das aflições.
Ninguém sente mais vivamente a paixão de Jesus Cristo do que aquele que padece penas semelhantes às Suas. Sempre a cruz estará aparelhada e em qualquer lugar te espera. Para qualquer lugar que vás, não lhe podes fugir, porque, para onde quer que fores, levas a ti mesmo e sempre achas a ti mesmo.
Ou te consideres em estado eminente, ou modesto; ou te dês às coisas exteriores ou interiores, em tudo acharás cruz. E é necessário que em toda a parte tenhas paciência, se queres alcançar a paz interior e merecer a coroa eterna.

5. Se de boa vontade levas a cruz, ela te levará e guiará ao termo tão desejado, onde os trabalhos, que nesta vida não acabam, ali acabarão para sempre.
Se a levas de má vontade, tu a fazes mais pesada e mais oprimes a ti mesmo, pois, de qualquer modo, é necessário que a leves. Se te eximes de uma cruz, acharás outra, talvez mais penosa.

6. Crês poder escapar àquilo que até agora nenhum homem conseguiu fugir? O mesmo Jesus Cristo não esteve, enquanto viveu, uma só hora sem padecer. Convinha, disse Ele mesmo, que Cristo sofresse e ressuscitasse de entre os mortos e que deste modo entrasse na Sua glória.
Como, pois, procuras outro caminho para entrar no Céu, que não seja o caminho real da santa cruz? Toda a vida de Jesus Cristo foi cruz e martírio, e tu queres que a tua seja descanso e alegria?

7. Erras, se neste mundo buscas outra coisa mais que o sofrer tribulações. Toda esta vida mortal é cheia de misérias e cercada de cruzes. Quanto maior progresso cada um fizer na vida do espírito, tanto mais a sua cruz lhe parecerá pesada, porque, quanto maior é o seu amor ao Céu, tanto maior é a pena de viver neste desterro.

8. Contudo, aquele que se acha no meio de tantas provações, não deixa de sentir o alívio que procede do conhecimento de que lucra sofrendo a sua cruz. Sujeitando-se a ela de bom ânimo, todo o peso da tribulação se converte em confiança em Deus, que o consola. Quanto mais se sente abater-se o seu corpo pela força da aflição, tanto mais vê firmar-se a sua alma pela graça interior que a fortifica. Muitas vezes é tão grande o seu amor aos sofrimentos e tanto o desejo de conformar-se a Jesus Cristo crucificado, que não quer estar um só momento sem dores e sem penas, pois crê ser tanto mais agradável a Deus quanto mais tiver sofrido por Seu respeito. Não é isto virtude humana, mas graça de Jesus Cristo, que pode e realiza tão grandes coisas na carne frágil, fazendo-lhe que ame e sofra com afecto intenso aqueles males a que naturalmente tem horror e aversão.

9. Nada há mais contrário à inclinação do homem do que levar e amar a sua cruz, castigar e fazer escravo o seu corpo, fugir das honras, sofrer injúrias, desprezar-se a si mesmo e desejar que o desprezem, suportar as perdas e adversidades, não apetecer prosperidade alguma neste mundo.
Se olhares para ti, acharás que nada disso podes fazer, mas, se confiares em Deus, receberás do Céu uma força com que sujeites ao teu império o mundo e a carne. Se te armares com o escudo da Fé e do sinal da cruz de Jesus Cristo, nem mesmo o demónio temerás.

10. Resolve-te, portanto, como bom e fiel servo de Cristo, a levar varonilmente a cruz do Homem Deus, crucificado por teu amor. Aparelha-te para sofrer nesta miserável vida todas as adversidades e dissabores. Sem dúvida, tu os encontrarás em toda a parte onde estiveres e onde quer que te escondas. Assim convém que seja, e para lhes fugir não há outro remédio melhor do que sofrê-los.
Se desejas ser amigo do Senhor e ter parte no Seu reino, bebe, com afecto, do Seu cálice. Deixa a Deus as consolações e faça delas o Senhor o que mais Lhe agradar. Tu, porém, resolve-te a sofrer os males, na certeza de que eles são para ti a maior consolação que podes receber.
Os sofrimentos desta vida, ainda que pudesses suportar todos, não têm proporção com a glória que nos é prometida.

11. Quando chegares àquele estado em que a tribulação se torna suave por amor de Cristo, conhecerás que ela te foi útil e encontraste o paraíso na terra. Mas, enquanto o padecer te for molesto e dele pretenderes fugir, crê que tudo te vai mal e que por toda a parte te seguirá o sofrimento de que foges.

12. Se te resolves, como deves, a padecer e morrer, sentirás grande alívio e acharás paz.
Ainda que fosses arrebatado, como São Paulo, até ao terceiro Céu, nem por isso estarias isento de padecer. Do mesmo apóstolo disse Jesus: "Eu lhe mostrei tudo quanto convém que ele sofra pelo meu nome." Não te resta, pois, senão sofrer, se estás na resolução de amar e servir perpétuamente a Jesus.

13. Quão ditoso serias se fosses digno de padecer alguma coisa pelo nome de Jesus! Que glória para ti, que alegria para os santos no Céu e que edificação para o próximo! Todos louvam a paciência, ainda que poucos sejam capazes.
Não deverias padecer males pequenos por Jesus Cristo, quando tantos padecem males incomparavelmente maiores por amor do mundo?

14. Tem por certo que a tua vida deve ser acompanhada de uma morte contínua. Quanto mais o homem morre para si, mais vive para Deus. Ninguém é capaz de contemplar as coisas do Céu senão o que sofre as adversidades de Cristo.
Nenhuma coisa é mais agradável a Deus e mais proveitosa para a alma que padeceres de boa vontade por Cristo.
Se te dessem a escolher, antes devias desejar padecer por amor de Cristo do que ser galardoado por suaves consolações, porque assim serias mais conforme ao Salvador e mais semelhante a todos os Seus santos.
O nosso merecimento e o nosso progresso nas virtudes não consiste nas alegrias e nem mesmo nos gozos espirituais, mas sim no sofrimento dos males e tribulações.

15. Se houvesse um meio mais favorável à salvação dos homens do que a cruz, Jesus Cristo o teria mostrado por Sua palavra e por Seu exemplo. Mas o que Ele propõe, segundo nos ensina o Evangelho, aos Seus discípulos e aos que querem ser seus imitadores, está consubstanciado nestas palavras: "Se alguém quer vir em meu seguimento, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me."
Eis porque, considerando o verdadeiro espírito do Cristianismo e ouvindo os oráculos das Sagradas Escrituras, só podemos concluir com o apóstolo: "É por muitas tribulações que devemos entrar no reino de Deus."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES