19/10/14

TERRITÓRIO DE PORTUGAL - E O INÍCIO DA EVANGELIZAÇÃO APOSTÓLICA

Com este e outros texto pretendo primeiramente dar a conhecer certas questões que nos têm sido retiradas dos olhos. (traduzido do castelhano antigo para português):

"Tendo chegado o tempo da lei evangélica, digo que foi Portugal a primeira parte de todo o mundo no qual se prégou o Evangelho Sagrado, com excepção da Judeia e Samaria; isto prova-se, e a mim não me parece haver dúvida, que a primeira província do mundo na qual se transmitiu a Fé de Cristo, não falando das sobre-ditas, foi a nossa Hispanha [Península Ibérica], o que prova o Doutor Madera com bons fundamentos e muita ponderação da Divina Escritura, que não repito, e o dizem claramente Flávio Dextro e confirma o doutissimo Padre Fr. Francisco de Bivar no seu comentário: pelo que assim bem provado ficará então o meu intento se mostrar como a primeira parte de Hispanha [Península Ibérica] não qual se prégou foi a de Portugal. Isto vê-se claramente, porque o Apóstolo Santiago Maior, de quem Hispanha aprendeu as primeiras regras do cristãs (como dis Mariana, e outros muitos; ainda que outros digam que S. Eugénio, enviado por S. Dionísio, discípulo de S. Paulo; e alguns querei afirmar que certos judeus prégaram primeiro em Cartagena numa embarcação, aportou logo em Portugal, segundo a maior opinião, imperando Tibério no ano 35 da nossa redenção, e ali se prégou primeiro que noutras partes; e porque não falta quem diga outra coisa, quero trazer as autoridades que provam o que digo.

1. A primeira é a de S. Isidoro, que diz assim: Hispania, et in occidentalium locorum populis Evangelium praedicavit, et in occasum mundi lucem praedicationis infundit. Quer dizer que S. Tiago prégou o Evangelho em Hispanha [Península Ibérica], e nos lugares mais ocidentais dela, e na parte onde se esconde o Sol ao mundo foi descoberta a luz de sua pregação. Daqui se pode provar que prégou S. Tiago em Portugal, pois o Santo diz que prégou nos ocidentais lugares da Hispanha [Península Ibérica], qual vemos ser Portugal [território que é hoje Portugal].

2. O mesmo se confirma de umas palavras do Papa Calixto, que são estas: Novem vero in Gallicia, cum adhuc viveret Apostolus elegisse dicitur, quorum septem (aliis duobus in Gallecia praedicandi causa remanentibus) cum eo Hyerosolimam perreere. Quase dizendo que S. Tiago enquanto evangelizou na Galiza elegeu nove discípulos, dos quais deixou ali dois para continuarem a evangelização, e os outros sete levou-os consigo para Jerusalém: e significando aquela palavra, Gallecia, a parte de Portugal que se chama entre Douro e Minho, como logo direi, visse deste lugar do Papa Calisto como prégou S. Tiago em Portugal.


3. E que ali prégasse primeiro que noutra parte de Hispnha, di-lo o Arcebispo Turpino deste modo: Gloriosissimus namque Christi Apostolus Jacobus (aliss Apostolis, et dominicis discipulis diversaeos Cosmiclimata adentribus) ut fertus, primitus in Gallecian predicavit: dizendo que o gloriosíssimo Apóstolo S. Tiago (sendo os Apóstolos e discípulos de quantos para prégar em vários climas do mundo) ele prégou primeiramente na Galiza. Destas palavras se prova excelentemente que em Portugal [território que hoje é Portugal] prégou S. Tiago primeiro que em alguma outra parte, porque a palavra "Galiza", não se pode entender aqui da mesma forma como hoje a usamos, pois quando mais tarde os seus discípulos trouxeram de Judeia o corpo de S. Tiago para dar-lhe sepultura em Hispanha [Península Ibérica], indo por aquelas terras de Galiza, não acharam notícia alguma de S. Tiago nem luz da lei Evangélica, nem havia quem os recolhesse, antes os perseguiam todos; o que não teria assim acontecido caso o Santo tivesse andado e prégado por aquelas partes, onde haveria notícia dele e da Fé de Cristo, que tivesse ele prégado ou os dois discípulos [dele] que o Papa Calisto diz terem ficado para continuar a evangelização. Por isto havemos de dizer que a palavra "Gallecia" se entende pelo que de Portugal hoje se diz "entre Douro e Minho" e confina com Galiza, e naqueles tempos se chamava "Galiza"; porque segundo a divisão antiga, a Lusitânia não chegava além do rio Douro, e tudo o da outra parte de era Galiza como se pode ver em todos os que tratam destas divisões. Já sei que nos dois livros, do Papa Calisto e do Arcebispo de Turpino, nos quais me fundo, alguns escrupuloso colocam duvida, mas sem razão, pois gravíssimos autores os têm em grande conta, como é Vicêncio Belobacence, Sto. António, e Tritémio, que defendem o livro de Calisto; e por muito verdadeiro o toma o Pe. Fr. Francisco Bivar, e Genegrado, e Rafael Volaterrano o de Turpino, e ambos elegantemente, Pedro Mantuano (que não leva Itália vantagem a Hispanha com seu Virgílio Mantuano, pois aqui temos Mantuano, ainda que não Virgílio) provando que quando em algumas coisas de Turpino se possa colocar dúvida no que toca a esta vinda de S. Tiago a Hispanha, merece crédito inteiro.

4. Confirma-se aquela terra de Portugal, dita agora "entre Douro e Minho", ter sido a primeira na qual S.Tiago prégou, e a Galiza hoje é aquela que os autores pela grande devoção que as suas gentes de lá têm aos discípulos de S. Tiago, como aos seus [discípulos] naturais, mormente S. Turcato a quem o louvor fazem muitas igrejas, e uma delas guarda hoje o seu corpo.

5. Se se confirma que S. Tiago deixou por Arcebispo de Braga um dos seus discípulos, S. Pedro, que posteriormente denominaram "de Rates", que foi o primeiro prelado de Hispanha [Península Ibérica], como abaixo diremos, e por Bispo de Citânia, cidade célebre nos tempos antigos fundada junto ao rio Ave, o dito S. Torcato, ainda que alguns enganados com o nome o façam Bispo de Aguadix (em Granada), não olhando a que lhe chamavam os autores "Bispo Accitano" (o que deriva da dita cidade de Citânia, que estava em Portugal, como disse). E por isto, e outros fundamentos tem Fr. Bernardo de Brito e o Pe. Fr. Luís de Sousa, insigne historiador da sagrada Ordem de S. Domingos, e no menos observador da dela, a quem favorece o Doutor Agustin Barbosa, e Sebastian César, que S. Tiago prégou em Portugal na província de entre Douro e Minho primeiro que em alguma outra parte de Hispanha [Península Ibérica].

6. Contra o que os sinais não fazem, que há na Galiza no lugar do padrão que os moradores afirmam ser de S. Tiago, porque mais certo é ser de seus discípulos que por ali andaram com seu corpo. Nem outro se faz em encontrar a igreja de Nossa Senhora do Pilar de Saragoça, que é fundamento do Padre Mariana, para provar que em Saragoça prégou Santiago primeiro, dizendo que aquela igreja foi feita logo com a primeira entrada do Santo em Hispanha [Península Ibérica] porque se responde, que aquele templo não se edificou senão depois que o Apóstolo tinha prégado em Portugal [terras que estão hoje em Portugal], e voltando à Judeia passou por Saragoça, onde foi visitado pela Virgem Nossa Senhora, em memória da qual visita levantada aquela igreja com o pilar sobre o qual Nossa Senhora o visitou, como diz o dito Fr. Bernardo, e Doutor Agostin Barbosa: e provo-o com uma razão [dada noutro texto] neste capítulo, e o afirma Valdes, autor Castelhano, reprovando a opinião que diz que S. Tiago prégou primeiro em Saragoça, com o que concluiu que em Portugal foi prégada a Lei Evangélica primeiro que noutra parte qualquer da Hispanha [Península Ibérica], e por conseguinte primeiro que noutra província do mundo à excepção de Judeia e Samaria". ("Flores de España, Excelencias de Portugal...A La Magestad del Rey Catholico de las Españas Don Philippe IV" - Parte I. António de Sousa de Macedo. Coimbra, 1737)

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