11/06/14

FERNANDO DE BULHÕES - PRIMEIROS PASSOS DE Sto. ANTÓNIO

Igreja de Sto. António, construida no lugar da casa onde Sto. António nasceu, em Lisboa junto à Sé.
"Assistia o bendito Fernando mais na igreja que em casa, e também fazia desta igreja. Vendo os pais tanta virtude em tão tenros anos, pressagiavam que lhe havia dado Deus naquele filho um grande servo seu, e discorriam prudentemente, porque os virtuosos prelúdio da primeira idade, são indícios certos de grandes progressos no decurso dela. Exercitava-se em afectuosas orações, mortificações, e penitências, pondo todavia o maior empenho em esconder o seu tesouro; para que lhe não roubasse suas riquezas as subtilezas do amor próprio, ou as astúcias da vaidade, que costuma forjar dos aplausos chaves mestras para fazer os roubos. Invejoso Satanás dos progressos do nosso menino, e provendo a guerra, que lhe faria na idade provecta, procurava estorvar-lhe o passo ao monte da perfeição.

Sé Patriarcal de Lisboa, e igreja de Sto. António de Lisboa.
Numa ocasião lhe saiu ao encontro ao subir pela torre dos sinos da Sé, e conhecendo-o o bendito menino, fez o santo sinal da nossa Redenção com o dedo numa pedra da mesma torre, à vista do qual, e do imperio com que repreendeu o seu atrevimento, fugiu para as estigias lagoas. Para memória do triunfo do bendito Fernando, permitiu a bondade de Deus que ficasse na mesma pedra esculpido o sinal da Cruz, que hoje se vê, e se venera entre grades na mesma torre, e ali o vi no ano de 1742. Naquela ocasião, e em outra mais venceu Fernando ao inimigo universal das almas com a graça do Senhor, porque andava sempre armado de prudência contra a sua crueldade, dos sete dons do Espírito Santo contra as duas sete cabeças, da observância dos divinos preceitos, e conselhos contra as suas dez pontas, em cuja espantosa figura o viu S. João.

Torres da Sé
Assim passava Fernando, sendo homem uma vida de anjo, andando no mundo já parecia do Céu, vivendo na carne todo era espírito, sendo menino dava exemplo aos velhos, sendo secular podia confundir aos religiosos. Mas não satisfeita a sede insaciável que tinha da virtude, hidropico da maior perfeição; a tempo que a galhardia da sua juventude, a nobreza das suas prendas, o luzido do seu saber o haviam de fomentar, e inclinar à pretensão de postos, e honras; determinou fugir de todas as ocasiões de vaidade da vida, e a fazer uma tão justificada, que não pudesse temer a morte.

Interior da igreja de Sto. António de Lisboa
Tendo pois quinze anos de idade, se resolveu a sair do ostentativo de sua casa, do regalo paternal, e das delícias maternas; e a tomar a murça dos Cónegos Regrantes de Sto. Agostinho, no Convento de S. Vicente de Fora, que naqueles tempos era eminente palestra de mais exemplar observância. Oh acção maravilhosa! Oh que agradável vítima! E oh que grande excelência de Fernando! Pois apenas tem conhecido o mundo, quando o despreza, e foge a Deus escassamente experimenta as delícias, e deleites, quando os aborrece, e abraça a penitência." (de Cuidados da Morte e Descuidos da Vida ... 900 Santos e Santas ... Igreja Lusitana - Tomo I. Maciel Aranha Boaventura, Lisboa, 1761)

Convento de S. Vicente de Fora (Lisboa)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES