25/06/14

AMOR PRÓPRIO - O MAIOR OBSTÁCULO À POSSE DE SUMO BEM

Do Cap. XXVII da Imitação de Cristo, e intitulado "O Maior Obstáculo a Possuir o Sumo Bem é o Amor Próprio" :

1 - Meu Filho, importa que dês tudo por tudo não tenhas a ti mesmo como coisa alguma.
Sabe que o teu amor próprio te prejudica mais que qualquer coisa do mundo.
Segundo o amor e afeição que tiveres, assim te prenderão as coisas mais ou menos.
Se o teu amor for puro, simples e bem ordenado, nenhuma coisa cativará a tua liberdade.
Não cobiçes o que te não é lícito ter; nem tenhas o que te pode impedir e privar da liberdade interior.
Maravilha é que te não encomendes a mim do profundo do teu coração, com tudo o que pode ter ou desejar.

2 - Porque te consomes com vã tristeza?
Conforma-te com a minha vontade e não sentirás dano algum.
Se buscares isto ou aquilo, e se quiseres estar aqui ou ali, por teu proveito e própria vontade, jamais terás descanso, nem estarás livre de cuidados, porque em todas as coisas se acha alguma falta, e em todo o lugar há quem contrarie.
3- Por isso não aproveita o que se alcança ou multiplica exteriormente, mas o que se despreza e corta do coração pela raiz.
E não deves entender isto só das propriedades e riquezas; mas também da ambição, da honra e do desejo do vão louvor; porque tudo passa com este mundo.
Pouco defende o lugar, se falta o fervor do espírito; nem durará muito tempo aquela paz buscada de fora, se carece do verdadeiro fundamento o estado do teu coração, isto é, se não estiveres em Mim; porque chegada a ocasião, e não a evitando, acharás o mesmo de que fugias e ainda pior.

Oração Para Pedir a Limpeza do Coração e a Sabedoria Celestial

4 - Confirmai-me, Deus meu, com a graça do Espírito Santo.
Dai-me que pratique a virtude de homem interior, e se desocupe o meu coração de todo o cuidado inútil e de toda a ansiedade, e que me não levem atrás de si os vários desejos das coisas terrenas ou sejam vis ou preciosas, mas que as considere todas como transitórias, e me lembre que eu juntamente posso com elas, porque não há coisas que permaneça debaixo do sol, onde tudo é vaidade e aflição de espírito (Eccl. 1,14).
Oh! que sábio é quem assim o considera!

5 - Dai-me, Senhor, a sabedoria celestial, para que aprenda a buscar-Vos e achar-Vos sobre todas as coisas; a gostar-Vos e amar-Vos sobre tudo, e a entender tudo o mais como é segundo a ordem da vossa sabedoria.
Concedei-me que me desvie com prudência do que me lisonjeia, e sofra com paciência quem me contraria, porque é grande sabedoria.
Concedei-me que me desvie com prudência de quem me lisonjeia, e sofra com paciência quem me contraria, porque é grande sabedoria não se mover com qualquer vento de palavras, nem dar ouvidos à sereia que danosamente encanta; porque deste modo se prossegue com segurança no caminho começado.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES