12/04/14

JEJUM E ABSTINÊNCIA - O ENSINAMENTO DA IGREJA

(clicar nas imagens)

.




2 comentários:

Anónimo disse...

Qual o nome deste catecismo? Onde posso encontra-lo?

J.M.J

anónimo disse...

SALVE MARIA

É mais fácil pedir o nome da obra pessoalmente, pessoa anónima. Enfim.

Este catecismo foi inicialmente comprado no www.coisas.com, e estava preçado por volta de 2€. Ao ver o meu interesse, o vendedor ofereceu-mo. Deus lhe pague. Paguei os portes (0,60€ ?). A aquisição foi feita lá pelo 2011.

A tradução é revista pelo Ex.mº e Rev.mº Sr. Arcebispo de Évora D. Manuel Mendes da Conceição Santos. Em 1930 a primeira edição em português leva Imprimatur do Card. Patriarca de Lisboa D. Manuel Gonçalves Cerejeira.
Esta obra foi aprovada pela Santa Sé.

Em 1913 a obra, que tem o Catecismo de S. Pio X por base e é destinado a catequistas, tinha recebido o aplauso de S. Pio X:

"Vaticano, 12 de Abril de 1913.
Rev.mº Senhor Teólogo:
Apraza-me participar a Vossa Reverência que o Santo Padre aceita de bom grado o dedicatória do seu Novo Manual do Catequista, e com todo o coração concede a Bênção Apostólica a V. S. Rev.mª e a esta sua utilíssima obra, desejando-a fecunda de salutares frutos para maior glória de Deus. Com sentimentos de distinta consideração me afirmo. De V. S. Rev.mª. Devotadíssimo GIOVANI BRESSAN."

Este manual foi adoptado em várias Dioceses do mundo e obrigatório em vários seminários menores, como aconteceu em Portugal antes do Concílio Vat. II.

TEXTOS ANTERIORES