05/04/14

"BEM COMUM", À QUANTO TEMPO NÃO SABEM O QUE ÉS...

O fenómeno é mais que banal, nem é recente, mas parece ainda ser ignorado pela esmagadora maioria das pessoas: depois das fórmulas feitas, uma mão oculta muda-lhe os conceitos até que a fórmula, já desgarrada do sentido próprio, resulte numa outra coisa qualquer.

O "bem comum" já vai na segundo nível mutilação. Até agora andava mutilado, significando mais ou menos "aquilo que a maioria achar melhor" (conceito totalmente falso), e agora está a ser promovido como "aquilo que uma minoria achar melhor" (conceito ainda mais falso).

A exemplo disto:

"Pedimos explicações sobre o critério de "Bem comum" seguidos nos financiamentos de bolsas de doutoramento - O financiamento público da investigação científica deve nortear-se por critérios de interesse público, do bem comum. Perante a atribuição muito publicitada de uma bolsa de doutoramento para estudar as "famílias lésbicas portuguesas", na mesma altura em que se sucedem as manifestações contra os «brutais cortes nas bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da FCT», é importante exigir explicações públicas sobre os critérios científicos e políticos seguidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia na aplicação do dinheiro dos contribuintes." (fonte: CitizenGo, by Luis Botelho - Portugal Pró Vida)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES