25/03/14

AUTO DA PROCLAMAÇÃO - IMACULADA CONCEIÇÃO (II)

(continuação da I parte)

E da mesma maneira prometemos e juramos, com o Príncipe e Estados, de confessar e defender sempre, até dar a vida, sendo necessário, que a Virgem Senhora Mãe de Deus foi concebida sem pecado original; tendo respeito a quem a Santa Madre Igreja e Roma, a quem somos obrigados seguir e obedecer, celebra, com particular Ofício e Festa, sua Santíssima e Imaculada Conceição; salvando porém este juramento no caso em que a mesma Santa Igreja resolva o contrário.

Imaculada Conceição coroada por D. João IV.
Imagem feita em Inglaterra e encomendada pelo Beato D. Nuno Alvares Pereira,
fundador da Casa de Bragança
Esperando com grande confiança na infinita misericórdia de Nosso Senhor, que por meio desta Senhora Padroeira e Protectora de nossos Reinos e Senhorios, de quem por honra nossa nos confessamos e reconhecemos Vassalos e tributários, nos ampare e defenda de nossos inimigos, com grandes acrescentamentos destes Reinos, para a gloria de Cristo nosso Deus, e exaltação de nossa Santa Fé Católica Romana, conversão das gentes, e redução dos hereges.

E se alguma pessoa intentar coisa alguma contra esta nossa promessa, juramento e vassalagem, por este mesmo feito, sendo vassalo, o havemos por não natural, e querermos que seja logo lançado fora do Reino; e se for Rei, o que Deus não permita, haja a sua e nossa maldição, e não se conte entre nossos descendentes, esperando que pelo mesmo Deus que nos deu o Reino, e subiu à Dignidade Real seja dela abatido e despojado.

E para que em too o tempo haja certeza desta nossa eleição, promessa e juramento, firmada e estabelecida em Côrtes, andamos fazer dela três autos públicos, um que será logo levado à Côrte de Roma, para se expedir a confirmação, e esta minha Provisão, se guardem no Cartório da Casa de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e na nossa Torre do Tombo.

Dada nesta Cidade de Lisboa, aos 25 ias do mês de Março, Luís Teixeira de Carvalho a fez. Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1646. Pedro Vieira da Silva a fez escrever
ElRei." (D. João IV de Portugal)

 ---//---


"No mesmo dia em que foi publicada esta provisão, 25 de Março de 1646, festa da Anunciação a Senhora, que coincidiu com o domingo de Ramos, depois do doutor Pedro Vieira da Silva, Secretário de Estado, ter lido a provisão, jurou ElRei solenemente, na capela do Paço da Ribeira, reconhecer Nossa Senhora da Conceição como padroeira do Reino, outorgando-lhe feudo anual de cinquenta cruzados de ouro em cada ano." (II Congresso Nacional Mariano em Évora, II Peregrinação Nacional a Vila Viçosa, Outubro de MCMXLVI)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES