24/02/14

EXERCÍCIO QUOTIDIANO - VIDA DA ALMA

Exercício Quotidiano

"Em despertando qualquer Irmão da Boa morte, pela manhã, faça o sinal da Cruz, e diga com toda a reverência devida:

"Louvada seja a Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, três Pessoas, e um só Deus verdadeiro. Bendito, e louvado seja o Santíssimo Sacramento, e a Imaculada Conceição da Virgem Maria Senhora nossa concebida sem mácula do pecado original."

Reze um Padre nosso, e uma Avé Maria ao Anjo da guarda, e outro tanto ao Santo do seu nome, para que o livre de todos os perigos da alma, e do corpo.

Enquanto se está vestindo, lembre-se, que algum dia o não há-de poder fazer, antes outros os vestirão com uma mortalha para ir em pés alheios para a sepultura, e com esta consideração evitará naquele dia tudo, o que na hora da morte não quereria ter obrado.

Depois de vestido, a primeira diligência deve ser buscar o seu oratório, ou lugar, onde tenha alguma Imagem Santa, e devota, e diante dela dar graças a Deus nosso Senhor, por todos os benefícios, e mercês, que lhe tem feito. E logo fará acto de Fé, Esperança, e Caridade, que poderão ser nesta forma:

"Creio, Senhor, tudo o que crê, e ensina a Santa Madre Igreja de Roma, e nessa Fé protesto que quero viver, e morrer, pois só nela há salvação. Espero na vossa misericórdia, e nos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo que hei-de alcançar a Bemaventurança, e gozar da vossa soberana companhia, para a qual fui criado. Amo-Vos, meu Deus Trino, e uno, sobre todas as coisas criadas, e me pesa de todo o meu coração de vos ter ofendido; proponho, Senhor, de nunca mais vos ofender, por serdes vós a suma bondade só digna de ser amada. Eu vos ofereço, meu Senhor, a minha alma com todas as suas potências, e sentidos, eu vos ofereço todas as minhas obras, palavras, e pensamentos, que neste dia, e em todos os de minha vida obrar, falar, e cuidar, desejando que tudo se ordene, como desde agora o ordeno à maior honra, e glória vossa. E para ser mais agradável esta oferta diante do vosso Divino Acatamento, apresento juntamente com ela o Santíssimo Sangue de meu Senhor Jesus Cristo por mão da Virgem Maria minha Senhora, e Mãe vossa. E vós, meu Senhor Jesus Cristo Redentor, e Salvador meu, lembrai-vos do Sangue, que por esta alma derramastes, e não permitais, que se malogre o infinito preço de vossos merecimentos, por estes vos peço que me deis graça eficaz, para que sempre viva, como verdadeiro Cristão, e na hora da morte, entregando a minha alma nas vossas mãos acabe a vida temporal para começar a eterna. Virgem Maria Mãe do meu Senhor Jesus Cristo, pelo amor, que lhe tivestes, e tendes, vos peço que sejais meu amparo neste dia, e em todos os de minha vida; para que nunca o ofenda, para que sempre o ame, e conserve a sua graça."

Saindo de Casa procure, que o primeiro caminho, que fizer, seja para a Igreja; e então como em todas as vezes, que entrar nela, faça oração ao diviníssimo Sacramento, à Virgem Senhora, e aos Santos, a que tiver devoção. E não se esqueça de vezes respeitadas visitar os cinco Altares, para lucrar as Indulgências, que são mui proveitosas, para livrar das penas do Purgatório; advertindo que enquanto estiver na Igreja, que é Templo, e casa de Deus, esteja com muito recolhimento, modéstia, e devoção.

Não saia da Igreja, sem que primeiro ouça Missa; assistindo a ela com toda a atenção, e devoção devida, acompanhando o Sacerdote em tudo, o que obra naquele altíssimo Mistério, ou rezando pelas suas Contas.

Ouvida a Missa com a sobredita devoção, se irá ocupar nas coisas de seu ofício, ou obrigação; sendo muito liso, e verdadeiro nos seus negócios: dando toda a expedição devida, ao que tem a seu cargo, e em todas as suas obras tendo sempre diante dos olhos, o não fazer pecado algum, nem coisa, que desagrade aos Divinos olhos.

Todas as vezes, que ouvir o relógio dar horas, levante o pensamento a Deus, fazendo alguma breve jaculatória, e se estiver ocupado em algum negócio em companhia de outros, a pode fazer interiormente, sem que alguém a perceba.

Quando ouvir fazer sinal com as badaladas às Avé Marias, ou seja de madrugada, ou ao meio dia, ou à boca da noite, reze sempre, como se costuma, a fim de ganhar as Indulgências; e se estiver na rua, pare enquanto reza.

Procure estar sempre ocupado, e nenhum tempo ocioso, porque a ociosidade é origem de todos os males.

Quando na sua encontrar o diviníssimo Sacramento, ou que vaia em procissão, ou a servir de viático a algum enfermo, o acompanhe sempre, porque lucra muito na veneração deste altíssimo Mistério.

Quando encontrar algum defunto, que levam a sepultar, não deixe de rezar por sua alma, ao menos um Padre nosso, e uma Avé Maria, e recolhendo-se dentro de si, considere, que também lhe há-de chegar a sua hora em que seja visto naquele estado, e tenha muito cuidado de ser devoto das Almas, oferecendo por elas tudo quanto puder, porque são muito agradecidas.

Haja-se com todos com muita afabilidade, e benevolência, tendo o devido respeito aos maiores, mais graves, e mais velhos; e com mais especialidade aos Prelados, e Sacerdotes reconhecendo neles a pessoa de Cristo, lembrando-se, que dizia o Santo Padre S. Francisco que se encontrara na rua, juntamente a S. João Baptista, e a um Sacerdotes, primeiro havia de fazer veneração, e reverência ao Sacerdote, que ao Santo.

Aos pobres, que lhe pedirem esmola pelo amor de Deus, ou pelas Chagas de Cristo, ou por outro qualquer motivo, santo, e bom, manda sempre contentes, e com alguma coisa; e quando não tiver que lhes dar, os despeça com muita caridade, e benevolência, para que o exterior seja indício da vontade interior, que tinha de os favorecer.

As suas práticas sejam sempre ou de coisas indiferentes, do que possa pelo Mundo, ou do que ouvem nos Sermões, e Práticas, do que lêm nos livros espirituais, e devotos, e de nenhuma sorte falem palavras jocosas, nem desonestas, e muito menos descubram faltas alheias, nem murmurem do seu próximo.

Recolha-se para casa antes da noite, e faça, que na sua família (se tiver) se conserve sempre o santo temor de Deus, atendendo muito à boa educação de seus filhos, e de seus escravos, evitando-lhes toda a ocasião de culpa, e fazendo que rezem todos os dias o Santíssimo Rosário da Senhora, ou a Coroa, ou o Terço com a Ladainha da mesma Senhora.

As devoções, que tiver, cumpra todos os dias para ter em seu favor sempre os Santos, de quem é devoto; e não se deite nunca sem primeiro fazer exame de consciência, para ver como naquele dia se houve em obras, palavras, e pensamentos, e com muito maior excepção, e cuidado, na véspera do dia, que se houver de confessar, e para que o faça com perfeição, pomos aqui o modo como o pode fazer."

("Breve Direcção Para o Santo Exercício da Boa Morte...". Pe. José Aires. LISBOA OCIDENTAL, 1726)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES