23/01/14

Dia 23 de Janeiro - No Mundo Luso

- Ano e 1400, a Respeito da Igreja de N. Senhora da Oliveira:

"[...] A Capela mor,que antigamente tinha esta igreja, antes da que hoje tem, foi sagrada por D. João Bispo de Coimbra, por mandato del Rey D. João I, com licença de D. Martinho de Miranda Arcebispo de Braga, que está sepultado na Igreja de S. Crismavam de Lisboa, a que esteve presente D. João Manrique Arcebispo de Santiago, e D. Rodrigo Bispo de Cidade Rodrigo, e assistiram a esta solenidade o mesmo Rei, e a Rainha sua mulher D. Filipa de Lencastre, e seus filhos o Infante D. Duarte, D. Pedro, D. Henrique, e D. Afonso; e foi celebrada a 23 de janeiro do ano de Cristo de 1400. Guarda-se a carta desta sagração no Arquivo do Cabido, na qual se vê assinado "João Bispo de Coimbra".
Depois de passar um ano se sagrou o corpo da Igreja aos mesmos 23 dias de janeiro por mandado do dito Rei D. João I, e de sua mulher D. Filipa de Lencastre. Sagrou-a o Bispo do Porto D. João de Azambuja, o qual foi Arcebispo de Lisboa, e Cardeal da Santa Igreja Romana, com o título de S. Pedro ad Vincula, e vindo para este Reino floresceu na Vila de Burgues do Condado de Flandres em 23 de janeiro do ano de Cristo de 1415 e foram trasladados seus ossos para o coro de cima do Mosteiro do Salvador de Lisboa de Religiosas Dominicanas, de que foi fundador."

- "No mosteiro de S. Francisco de Lamego, a pia memória de Fr. João de S. Lazaro, Sacerdote, varão de grande singeleza, e simplicidade, com outras tão eficazes demonstrações, que de todos era tido, e conhecido por santo. Nas casas em que residia costumava pedir licença aos Bispos para nas igrejas de suas dioceses fazer hóstias, lavar corporais, e purificatórios, porque sabia o notável descuido, e pouca limpeza de muitos nestas matérias. Conhecido por tão zelador do culto divino, os Prelados, depois de muito velho o ocuparam no ofício de Sacristão, o qual exercia com muita perfeição, desvelando-se na limpeza, curiosidade, e ornato dos altares, toalhas de comunhão, as quais tinha perfumadas, e nas mais coisas tocantes à igreja, e sacristia. Nesse piedoso exercício de quase oitenta anos de idade pela muita devoção, que todos lhe tinham, despojando-o do hábito, que logo se distribuiu entre muitos, que o levaram por relíquias, E seu báculo veio a poder de D. Martim Afonso de Melo, Bispo da dita cidade, que o pediu, e o guardou com notável veneração."

- Notícia do alvará de 1588 para os Desembargadores e Ministros da Relação ...  para o Brasil:

"Alvará de 23 de Janeiro de 1588, em que se dá a ordem que devia entre os Desembargadores, e Ministros da Relção, que então se mandou para as partes do Brasil, tanto nos assentos, como no dar dos votos: devendo preceder a todos numa e noutra coisa o Chanceler dela; depois dele os Desembargadores do Agravo, procedendo uns aos outros conforme a antiguidade no serviço; e depois deles os outros Oficiais, e Desembargadores pela ordem seguinte; o Ouvidor geral das coisas crimes e civis, o Juiz dos Feitos da Coroa, Fazenda, e Físico, o Provedor dos Orfãos e Residuos das ditas partes do Brasil; o Procurador dos Feitos da Coroa, Fazenda, e Físico; o Promotor da Justiça; e os Desembargadores Extravagantes da dita Relação, que se precederam conforme a sua antiguidade no serviço, ou nos graus da Universidade."

- "Em Firando, ilha dos Reinos do Japão, o triunfo de três preclaros confessores de Cristo Gaspar, e sua mulher Úrsula com João filho seu, fruto de tão ditoso matrimónio, que (imperando o tirano Daysu) depois de graves combates, que os idolatras lhe deram, pretendendo apartá-los do seguro caminho da salvação, a todos os quais (com a divina graça) valerosamente resistiram, e antes da cruel execução, entoando eles muitas vezes os sagrados nomes de Jesus, e de Maria com espanto universal do povo, que admirava o uniforme valor, e constância com que sofriam as mortes, em ódio de nossa santa Fé, foram descabeçados, com que gangrenaram eternas coroas de glória".

D. Nuno Alvares Pereira, o Santo Condestável de Portugal

- Em 1716, a respeito de D. João de Sousa de Castellobranco (natural de Lisboa):

"Cónego da Colegiada de Santarém, e Chantre da Colegiada da Capela Real, foi eleito Bispo de Elvas, e confirmado pela Santidade de Clemente XI a 23 de Janeiro de 1716 e sagrado na Capela Real pelo Eminentíssimo Cardeal da Cunha a 15 de Março do mesmo ano. Entre as obrigações do seu ofício pastoral se distinguiu na comiseração para os pobres, e na reformação dos costumes celebrando a 24 de Agosto de 1720 Sínodo, que por o 3º que se fe naquela Diocese. Mais cheio de virtudes, que de anos faleceu piamente a 17 de Março de 1728 entr o seu rebanho, que com lágrimas explicou a falta de tão benévolo Pastor."

- Em 1918 Bento XV beatifica D. Nuno Alvares Pereira.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES