02/01/14

CATECISMO DOS DIREITOS DIVINOS NA ORDEM SOCIAL (I)

Irei publicar uma parte da obra "Jesus Cristo Mestre e Rei das Nações" (Pe. Philippe, C. SS. R.), para comover alguns companheiros ao pensamento que forjou a Europa com os seus Reinos Cristãos.



CATECISMO DOS DIREITOS DIVINOS NA ORDEM SOCIAL
JESUS CRISTO, MESTRE E REI


I Lição
O Soberano Domínio de Deus Sobre a Sociedade

1 - Recitai o primeiro artigo do Símbolo dos Apóstolos!
R: Creio em Deus, Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo o seu Filho único, Nosso Senhor.

2 - Como se exprime a Santa Igreja Sobre este ponto no credo da Missa?
R: Creio num só Deus, Pai todo poderoso, Criador do Céu e da Terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio num só Senhor, Jesus Cristo, Filho únigênito do Pai.

3 - O que entendeis por estas palavras: Criador do Céu e da Terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis?
R: Entendo, que tudo o que existe fora de Deus, foi feito por Deus, que todas as coisas visíveis e invisíveis foram feitas por Ele.

4 - Que diferença colocais entre as coisas visíveis e invisíveis?
R: Há coisas que caiem sob os sentidos da vista, do ouvido, ou de todos os outros sentidos, que podemos apalpar de qualquer maneira: são as coisas visíveis. Ao lado, há coisas que existem realmente, coisas cuja existência se pode perceber, mas que ficam fora do alcance dos sentidos.

5 - Enumerai exemplos de coisas invisíveis.
R: Por exemplo, são invisíveis: os anjos, a alma humana, o pensamento humano, a vontade humana, o poder e a autoridade humanos.

6 - A sociedade dos homens não será uma coisa invisível?
R: Não é visível no sentido em que não pudéssemos tocar nela com o dedo, mas fica perfeitamente perceptível, no sentido em que podemos reparar na sua existência. Assim vê-se muito bem e dá-se conta que tal sociedade pública ou privada é distinta das restantes sociedades.

7- Será a sociedade considerada no que nela há de visível e de invisível, uma criatura?
R: Sim, e quando no meu credo digo: creio em Deus, Pai todo poderoso, que criou o Céu e a Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis, professo solenemente que toda a sociedade, bem como o homem, foi criada por Deus, e por consequência, depende d'Ele, com uma relação de dependência absoluta.

8 - Podeis dar algumas provas da condição de criatura da sociedade?
R: Além do testemunho de Deus e do Espírito Santo nas Sagradas Escrituras, além do testemunho da Santa Igreja, vamos fornecer provas de razão. Toda a sociedade está composta de homens. Todo o homem é criatura. Logo então, as relações entre os homens são coisa criada. Além disso, toda a sociedade, bem como toda a nação, constitui uma realidade verdadeiramente existente. Esta realidade é um todo moral, que existe verdadeiramente fora de Deus. Consequentemente o que não é Deus, é criatura de Deus, de quem não pode senão depender absolutamente e de maneira soberana, tal como toda a criatura depende do Criador.
Há uma outra ideia fundamental. Não só o homem depende de Deus porque é criatura, mas também depende de Deus, porque Deus é o seu fim supremo e último. É de toda a evidência que o objectivo é último. É de toda a evidência que o objectivo final de todas as coisas criadas é Deus. Mais particularmente, Deus é o escopo final, supremo e infinito de toda a criatura inteligente. O homem foi criado para alcançar a Deus. Ele deve compreender que foi criado neste desígnio e deve querê-l'O alcançar. Ora, Deus colocou o homem em condições tais, que não pode senão viverem sociedade. Portanto, enquanto ser sociável, o homem deve ter como propósito final e supremo: Deus. Sustentar a posição contrária seria afirmar que o homem encontra o fim da sociedade na sociedade mesma, o que seria uma idolatria.

(continuação,II parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES