27/09/13

PAPA e PATRIARCA DE LISBOA: TIARA PATRIARCAL (II)

(continuação da I parte)

O Patriarcado de Lisboa é um caso único na história da Igreja. Trata-se de um patriarcado, de facto, mas que não foi fundado nos tempos Apostólicos. Também a Santa Igreja de Roma reconheceu e assinalou a importância da Santa Igreja Patriarcal de Lisboa atribuindo-lhe honras várias. Assim é a "Tiara Patriarcal", que hoje também é chamada de "mitra do Patriarca de Lisboa", e que é exclusiva dos Patriarcas de Lisboa.

A Tiara Patriarcal é uma mitra com três níveis, à imagem das tiaras pontifícias.


Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Cerejeira
(meados do séc. XX)


(continuação, "Cadeira Gestatória")

2 comentários:

Miles disse...

Caro Ascendens, já deve conhecer estas fotografias - http://thefarsight2.blogspot.pt/2009/03/patriarchs-of-lisbon.html -, mas entre as mesmas estão duas em que é possível ver o Cardeal Cerejeira usando esta mitra.

anónimo disse...

Caro Miles, obrigado por comentar.

Sim, é como diz, felizmente conheço essas fotos. Encontrei-as ainda esta semana passada ao fazer uma pesquisa de imagens para este conjunto de artigos.

Agradeço a sua partilha.

Para este conjunto de artigos aposto apenas em imagens mais detalhadas do objecto simbólico que quero tratar. No caso da cadeira gestatória recorri a fotografias de alta definição às quais retirei tudo o que nelas se via do espaço envolvente.

Uma gentil alma dispôs-se a tirar umas fotos "boas" à cadeira gestatória por inteiro, o que lhe agradeci e aguardo. É que, infelizmente, não tenho possibilidade de ir a Lisboa, e só posso contar com a generosidade dos outros... eu, depois, faço o resto, como tenho feito.

A essas fotos históricas, em que o objecto é apresentado no contexto, poderei aplicá-las neste conjunto de artigos, como complemento. Já assim fiz ao tratar o "asterisco patriarcal".

Volte sempre.

TEXTOS ANTERIORES