20/08/13

PRÁTICA DOS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS (III)

(continuação da II parte)

5 - "Não Matar":

a) Para não fazerdes nada do que o quinto mandamento vos proíbe, vede sempre no próximo a imagem do filho de Deus; e não lhe façais o que não desejaríeis que vos fizesse a vós. De hoje em diante não trateis nenhum companheiro com nomes injuriosos.

b) Fazei por nunca merecerdes tão horrível maldição e guardai-vos por isso de dar escândalo; guardai-vos de induzir ao mal, de proferir aquelas feias e más palavras que todavia tantos meninos dizem: "Tu ainda rezas?", "ainda vais à Igreja?", "ainda tens receio de cometer um pecado?" - Uma recomendação particular a vós meninas. Sêde sempre modestas no vestir, no porte e no falar; modestas em tudo, para não serdes nunca de escândalo para ninguém. Não imiteis certas jovens descaradas, que, talvez mesmo sem pensar, levam uma vida que, por leviandade de trato, é inteiramente escandalosa e causa de tantos pecados.

c) Nas vossas relações com o próximo adoptai sempre esta regra: fazer aos outros por amor de Deus o que desejais que se vos faça a vós; e não fazer a ninguém o que não desejais que se vos faça. - Quanto aos vossos inimigos, aos que vos fizeram mal, orai, por eles, imitando Jesus Crucificado, que morreu rogando ao Pai que perdoasse aos seus crucificadores. - Se vos não reconciliardes, como pode Deus considerar-vos como seus filhos?


6 - "Guardar Castidade nas palavras e nas obras":

a) Lembrai-vos sempre de que tendes perto de vós o Anjo da Guarda. Fazei que ele nunca tenha que envergonhar-se de vós, nem pelos vossos actos ou olhares, nem pelas vossas palavras. Se tendes gravuras ou bilhetes ilustrados com figuras imodestas, rasgai-os hoje mesmo. Recitai todas as manhãs três Avé-Marias em honra de Maria Imaculada para lhe pedir a graça de viverdes puros todo o dia.

b) Considerai-vos sempre como verdadeiro templo de Deus, e tende, por isso, o máximo respeito também pelo corpo. - Não deveis desejar que Jesus, quando vos visitar na sagrada Comunhão, entre num templo já profanado; ele não poderia estar plenamente contente convosco, assim como a nós não agradaria estar numa casa que, posto que asseada, tivesse sido lugar de imundícies.


7 - "Não furtar":

a) Os bens mal adquiridos não dão fortuna nem mesmo neste mundo, e na eternidade serão alimento terrível para o fogo que atormentará quem se apropriou deles, porque dificilmente saberá em vida induzir-se a restitui-los a quem pertencem. Proponde, pois, nunca ter em vossa mão nada, nem sequer uma moeda mal adquirida.

b) Diz um provérbio: Ou restitução, ou condenação. Visto ser difícil a uma pessoa induzir-se a restituir, procurai não contrarír nunca esse dever, nunca possuir injustamente haveres alheios. Acautelai-vos dos vícios da gula e da ambição: são estes dois os que mais facilmente conduzem à violação do sétimo mandamento.

(IV parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES