19/08/13

DOUTRINA CATÓLICA - 10 MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

 
MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS
(doutrina católica)


PRIMEIRO MANDAMENTO

169. Que é que nos ordena o primeiro mandamento Amar a Deus sobre todas as coisas?
R: O primeiro mandamento Amar a Deus sobre todas as coisas ordena-nos que havemos de ser religiosos, isto é, crer em Deus e amá-Lo, adorá-Lo e servi-Lo, como único verdadeiro Deus, Criador e Senhor de tudo.

170. Que é que nos proíbe o primeiro mandamento?
R: O primeiro mandamento proíbe-nos a impiedade, a superstição, e irreligiosidade, e também a apostasia, a heresia, a dúvida e a ignorância culpável das verdades da Fé.

171. Que é a impiedade?
R: Impiedade é a negação de todo o culto a Deus.

172. Que é a superstição?
R: Superstição é o culto divino, ou da latria, prestado a quem não é Deus, ou ainda a Deus, mas de modo não conveniente: e por tanto a Deus, mas de modo não conveniente; e por tanto a idolatria ou o culto de falsas divindades e de criaturas; o recurso ao demónio, aos espíritos e a todos os meios suspeitos para obter coisas humanamente impossíveis; o uso de ritos inconvenientes, vãos ou proibidos pela Igreja.

173. Que é a irreligiosidade?
R: Irreligiosidade é a irreverência a Deus e às coisas divinas, como a tentação de Deus, o sacrilégio ou profanação de pessoas ou de coisas sagradas, a simonia ou compra e venda de coisas espirituais ou que digam respeito ao espiritual.

174. Se o culto das criaturas é superstição, como não é superstição o culto católico dos Anjos e dos Santos?
R: O culto católico dos Anjos e dos Santos não é superstição, porque não é culto divino ou de adoração devida só a Deus: nós não os adoramos como a Deus, mas venera-mo-los como amigos de Deus e pelos dons que têm d'Ele, e portanto para honra do mesmo Deus, que nos Anjos e nos Santos opera maravilhas.

175. Quem são os Santos?
R: Os Santos são aqueles que, tendo praticado heroicamente as virtudes segundo os ensinamentos e os exemplos de Jesus Cristo, mereceram especial glória no Céu e também na terra, onde, por autoridade da Igreja, são publicamente honrados e invocados.

176. Porque é que veneramos também o corpo dos Santos?
R: Veneramos também o corpo dos Santos, porque lhes serviu para praticarem virtudes heróicas, foi com certeza templo do Espírito Santo, e há de ressurgir glorioso para a vida eterna.

177. Porque é que veneramos também as relíquias mínimas e as imagens dos Santos?
R: Veneramos também as relíquias mínimas e as imagens dos Santos para sua memória e honra, referindo a eles a veneração, absolutamente ao invés dos idólatras, que prestam às imagens ou ídolos um culto divino.

178. Deus no Antigo Testamento não proibiu severamente as imagens?
R: Deus no Antigo Testamento proibiu severamente as imagens para adorar, e até quase todas as imagens, como ocasião próxima de idolatria para os judeus que viviam entre os idólatras e eram muito inclinados à superstição.


SEGUNDO MANDAMENTO

179. Que é que nos proíbe o segundo mandamento Não jurar o seu santo nome em vão?
R: O segundo mandamento não jurar o seu santo nome em vão proíbe-nos desacatar o nome de Deus: e portanto nomeá-lo sem respeito, blasfemar de Deus, da santíssima Virgem, dos Santos e das coisas santas; fazer juramentos falsos, não necessários ou de qualquer modo ilícitos.

180. Que é o juramento?
R: O juramento é chamar a Deus em testemunho daquilo que se afirma ou que se promete; por isso quem jura o mal e quem perjura ofende sumamente a Deus, que é a Santidade e a Verdade.

181. É grande pecado a blasfémia?
R: A blasfémia é grande pecado, porque injuria e escarnece a Deus ou aos seus Santos, e muitas vezes é também horrenda heresia.

182. Que é que nos ordena o segundo mandamento?
R: O segundo mandamento ordena-nos que tenhamos sempre respeito ao santo nome de Deus, e que cumpramos os votos e as promessas juradas.

183. Que é o voto?
R: O voto é a promessa feita a Deus de algum bem a Ele agradável, a que nos obrigamos por virtude de religião.


TERCEIRO MANDAMENTO

184. Que é que nos ordena o terceiro mandamento Guardar os domingos e festas de guarda?
R: O terceiro mandamento guardar os domingos e festas de guarda ordena-nos que honremos a Deus nos domingos e festas de guarda com actos de culto externo, dos quais para os cristãos o essencial é a santa Missa.

185. Porque é que devemos fazer actos de culto externo? Não basta adorar a Deus, que é espírito, interiormente no coração?
R: Não basta adorar a Deus interiormente no coração, mas devemos também render-lhe o culto externo preceituado, porque estamos sujeitos a Deus em todo o nosso ser, alma, corpo, e devemos dar bom exemplo; e também porque de outro modo se perde o espírito religioso.

186. Que é que nos proíbe o terceiro mandamento?
R: O terceiro mandamento proíbe-nos os trabalhos servis nos domingos e festas de guarda.

187. Quais são os trabalhos que se chamam servis?
Chamam-se trabalhos servis os trabalhos manuais próprios dos artífices e dos operários.

188. São proibidos todos os trabalhos servis nos dias de festas?
R: Nos dias de festa são proibidos todos os trabalhos servis não necessários à vida e ao serviço de Deus e não justificados pela piedade ou por qualquer outro motivo grave.

189. Como se devem empregar os dias de festa?
R: Devem-se empregar os dias de festa em benefício da alma, frequentando a pregação e o catecismo, e praticando alguma obra boa; e também em repouso do corpo, longe de todo o vício e de toda a dissipação.


QUARTO MANDAMENTO

190. Que é que nos ordena o quarto mandamento?
R: O quarto mandamento Honrar pai e mãe ordena-nos que amemos, respeitemos e obedeçamos aos pais e a todos os que têm poder sobre nós, isto é, aos nossos superiores constituídos em autoridade.

191. Que é que nos proíbe o quarto mandamento?
R: O quarto mandamento proíbe-nos ofender os nossos pais e superiores constituídos em autoridade e desobedecer-lhes.

192. Porque é que devemos obedecer aos superiores constituídos em autoridade?
R: Devemos obedecer aos superiores constituídos em autoridade porque "não há poder que não venha de Deus;... aquele, pois que resiste ao poder resiste à ordenação de Deus" (aos Romanos, XIII, 12)


QUINTO MANDAMENTO

193. Que é que nos proíbe o quinto mandamento Não matar?
R: O quinto mandamento não matar proíbe-nos causar dano à vida tanto natural como espiritual do próximo e nossa, por isso proíbe-nos o homicídio, o suicídio, o duelo, os ferimentos, as pancadas, as injúrias, as impercações e o escândalo.

194. Porque é pecado o suicídio?
R: O suicídio é pecado, como o homicídio porque só Deus é senhor da nossa vida, como da do próximo; além disso é pecado de desesperação que, para mais, tira ao homem com a vida a possibilidade de se arrepender e de se salvar.

195. A Igreja estabeleceu penas contra o suicídio?
R: A Igreja estabeleceu a privação da sepultura eclesiástica contra o suicídio responsável pelo acto praticado.

196. Porque é pecado o duelo?
R: O duelo é pecado, porque é sempre um atentado por vingança particular, em desespero da lei e da justiça pública; mesmo porque com isso loucamente se entrega a decisão do direito e da sem razão à força, à dexireza e ao acaso.

197. A Igreja estabeleceu penas contra os duelistas?
R: A Igreja estabeleceu a excomunhão contra os duelistas e contra todos os que voluntariamente assistem ao duelo.

198. Que é escândalo?
R: Escândalo é dar ao próximo, com qualquer acto mau, ocasião de pecar.

199. O escândalo é pecado grave?
R: O escândalo é pecado gravíssimo, e Deus pedirá contas do mal que se faz cometer a outrem com pérfidos incitamentos e com maus exemplos: "Ai daquele por quem vem o escândalo."

200. Que é que nos ordena o quinto mandamento?
R: O quinto mandamento ordena-nos que queiramos bem a todos, ainda mesmo aos inimigos, e que reparemos o mal corporal e o espiritual feito ao próximo.


SEXTO MANDAMENTO

201. Que é que nos proíbe o sexto mandamento Guardar castidade? 
R: O sexto mandamento guardar castidade proíbe-nos toda a impureza: e portanto as acções, as palavras, os olhares, os livros, as imagens e os espectáculos imorais.

202. Que é que nos ordena o sexto mandamento?
R: O sexto mandamento ordena-nos que sejamos "santos no corpo", tendo o máximo respeito pela própria pessoa e pela dos outros, como obras de Deus e templos onde Ele habita com a presença e com a graça.


SÉTIMO MANDAMENTO

203. Que é que nos proíbe o sétimo mandamento Não furtar?
R: O sétimo mandamento não furtar proíbe-nos causar dano ao próximo nos seus bens: por isso proíbe-nos os furtos, os estragos, a usura, a fraude nos contratos e nos serviços e a cooperação nestes danos.

204. Que é que nos ordena o sétimo mandamento?
R: O sétimo mandamento ordena-nos que restituamos as coisas alheias, que reparemos os danos culpavelmente causados, que paguemos as dívidas e os justo salário aos operários.

205. Quem, podendo, não restitui ou não repara, obterá perdão?
R: Quem, podendo, não restitui ou não repara, não obterá perdão, ainda mesmo que por palavras se declare arrependido.


OITAVO MANDAMENTO

206. Que é que nos proíbe o oitavo mandamento Não levantar falso testemunho?
R: O oitavo mandamento não levantar falso testemunho proíbe-nos toda a falsidade e o dano injusto à fama alheia: por isso, alem do falso testemunho, a calúnia, a mentira, a detracção ou murmuração, a adulação, o juízo e a suspeita temerários.

207. Que é que nos ordena o oitavo mandamento?
R: O oitavo mandamento ordena-nos que digamos oportunamente a verdade, e que interpretemos em bom sentido, tanto quanto possível, as acções do próximo.

208. Quem danificou o próximo no seu bom nome, acusando-o falsamente ou falando mal dele, a que é obrigado?
R: Quem danificou o próximo no seu bom nome acusando-o falsamente ou falando mal dele, deve reparar, quanto puder, o dano que causou.

 
NONO MANDAMENTO

209. Que é que nos proíbe o nono mandamento Não desejar a mulher do próximo? 
R: O nono mandamento Não desejar a mulher do próximo proíbe-nos os pensamentos e desejos maus.

210. Que é que nos ordena o nono mandamento?
R: O nono mandamento ordena-nos a perfeita pureza da alma e o máximo respeito, ainda mesmo no íntimo do coração, pelo santuário da família.


DÉCIMO MANDAMENTO

211. Que é que nos proíbe o décimo mandamento Não cobiçar as coisas alheias?
R: O décimo mandamento não não cobiçar as coisas alheias proíbe-nos a ambição desregrada das riquezas, sem respeito pelos direitos e pelo bem do próximo.

212. Que é que nos ordena o décimo mandamento?
R: O décimo mandamento ordena-nos que sejamos justos e moderados no desejo de melhorar a própria condição, e que soframos com paciência a pobreza e as outras misérias permitidas pelo Senhor para nosso merecimento, por isso que "por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus." (Acto dos Apóstolos XIV, 21.)

(do "Novo Manual do Catequista ou Explicação do Catecismo da Doutrina Cristã Publicado Por Ordem de S. S. Pio X ..." (1913). Tradução Revista Pelo Ex.mo e Rev.mo Sr. Arcebispo de Évora D. Manuel Mendes da Conceição Santos. Aprovado em 1917 pelo Bispo da Guarda e o Bispo de Portalegre. Imprimatur do Cardeal patriarca de Lisboa (1930)... etc.)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES