11/08/13

DO "NOVO MANUAL DO CATEQUISTA" (XVI)


§ 2º Mandamentos da Lei de Deus em Particular 
SEXTO MANDAMENTO 

201. Que é que nos proíbe o sexto mandamento guardar castidade? 
R: O sexto mandamento guardar castidade proíbe-nos toda a impureza: e portanto as acções, as palavras, os olhares, os livros, as imagens e os espectáculos imorais.

202. Que é que nos ordena o sexto mandamento?
R: O sexto mandamento ordena-nos que sejamos "santos no corpo", tendo o máximo respeito pela própria pessoa e pela dos outros, como obras de Deus e templos onde Ele habita com a presença e com a graça.

SÉTIMO MANDAMENTO 

203. Que é que nos proíbe o sétimo mandamento não furtar?
R: O sétimo mandamento não furtar proíbe-nos causar dano ao próximo nos seus bens: por isso proíbe-nos os frutos, os estragos, a usura, a fraude nos contratos e nos serviços e a cooperação nestes danos.

204. Que é que nos ordena o sétimo mandamento?
R: O sétimo mandamento ordena-nos que restituamos as coisas alheias, que reparemos os danos culpavelmente causados, que paguemos as dívidas e os justo salário aos operários.

205. Quem, podendo, não restitui ou não repara, obterá perdão?
R: Quem, podendo, não restitui ou não repara, não obterá perdão, ainda mesmo que por palavras se declare arrependido.

OITAVO MANDAMENTO 

206. Que é que nos proíbe o oitavo mandamento não levantar falso testemunho?
R: O oitavo mandamento não levantar falso testemunho proíbe-nos toda a falsidade e o dano injusto à fama alheia: por isso, alem do falso testemunho, a calúnia, a mentira, a detracção ou murmuração, a adulação, o juízo e a suspeita temerários.

207. Que é que nos ordena o oitavo mandamento?
R: O oitavo mandamento ordena-nos que digamos oportunamente a verdade, e que interpretemos em bom sentido, tanto quanto possível, as acções do próximo.

208. Quem danificou o próximo no seu bom nome, acusando-o falsamente ou falando mal dele, a que é obrigado?
R: Quem danificou o próximo no seu bom nome acusando-o falsamente ou falando mal dele, deve reparar, quanto puder, o dano que causou.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES