24/07/13

DO "NOVO MANUAL DO CATEQUISTA" (XI)


SEGUNDA PARTE

Mandamentos da Lei de Deus
Mandamentos da Santa Madre Igreja
Virtudes

ou

Moral Cristã

I CAPÍTULO
Mandamentos da Lei de Deus

§ 2º Mandamentos da Lei de Deus em Particular
PRIMEIRO MANDAMENTO

 
169. Que é que nos ordena o primeiro mandamento Amara Deus sobre todas as coisas?
R: O primeiro mandamento Amar a Deus sobre todas as coisas ordena-nos que havemos de ser religiosos, isto é, crer em Deus e amá-Lo, adorá-Lo e servi-Lo, como único verdadeiro Deus, Criador e Senhor de tudo.

170. Que é que nos proíbe o primeiro mandamento?
R: O primeiro mandamento proibe-nos a impiedade, a superstição, e irreligiosidade, e também a apostasia, a heresia, a dúvida e a ignorância culpável das verdades da Fé.

171. Que é a impiedade?
R: Impiedade é a negação de todo o culto a Deus.

172. Que é a superstição?
R: Superstição é o culto divino, ou da latria, prestado a quem não é Deus, ou ainda a Deus, mas de modo não conveniente: e por tanto a Deus, mas de modo não conveniente; e por tanto a idolatria ou o culto de falsas divindades e de criaturas; o recurso ao demónio, aos espíritos e a todos os meios suspeitos para obter coisas humanamente impossíveis; o uso de ritos inconvenientes, vãos ou proibidos pela Igreja.

173. Que é a irreligiosidade?
R: Irreligiosidade é a irreverência a Deus e às coisas divinas, como a tentação de Deus, o sacrilégio ou profanação de pessoas ou de coisas sagradas, a simonia ou compra e venda de coisas espirituais ou que digam respeito ao espiritual.

174. Se o culto das criaturas é superstição, como não é superstição o culto católico dos Anjos e dos Santos?
R: O culto católico dos Anjos e dos Santos não é superstição, porque não é culto divino ou de adoração devida só a Deus: nós não os adoramos como a Deus, mas venera-mo-los como amigos de Deus e pelos dons que têm d'Ele, e portanto para honrado mesmo Deus, que nos Anjos e nos Santos opera maravilhas.

175. Quem são os Santos?
R: Os Santos são aqueles que, tendo praticado heróicamente as virtudes segundo os ensinamentos e os exemplos de Jesus Cristo, mereceram especial glória no Céu e também na terra, onde, por autoridade da Igreja, são publicamente honrados e invocados.

176. Porque é que veneramos também o corpo dos Santos?
R: Veneramos também o corpo dos Santos, porque lhes serviu para praticarem virtudes heróicas, foi com certeza templo do Espírito Santo, e há de ressurgir glorioso para a vida eterna.

177. Porque é que veneramos também as relíquias mínimas e as imagens dos Santos?
R: Veneramos também as relíquias mínimas e as imagens dos Santos para sua memória e honra, referindo a eles a veneração, absolutamente ao invés dos idólatras, que prestam às imagens ou ídolos um culto divino.

178. Deus no Antigo Testamento não proibiu severamente as imagens?
R: Deus no Antigo Testamento proibiu severamente as imagens para adorar, e até quase todas as imagens, como ocasião próxima de idolatria para os judeus que viviam entre os idólatras e eram muito inclinados à superstição.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES