17/05/13

TIPOS DE HUMILDADE E DE ORGULHO (I)

TIPOS DE HUMILDADE E DE ORGULHO
(S. Gregório Magno)

S. Gregório Magno
Há duas classes de humildade, tal como há duas classes de orgulho: a primeira classe de orgulho consiste em desprezar o seu irmão, e não tê-lo em conta, como se não fosse nada, e ter-se como superior a ele. Se não procedermos de imediato em vigiar-mo-nos estritamente, cairemos pouco a pouco na segunda espécie de orgulho que consiste em exaltar-se ante o próprio Deus, e atribuir as Suas boas obras a si mesmo e não a Ele.

Na verdade, irmãos, eu conheci a um irmão que tinha caído neste miserável estado. Ao princípio, quando um irmão que lhe dizia algo, desprezava-o e dizia-lhe: "Quem é este? Não há no mundo como Zósimo e seus discípulos." Depois começou a dizer: "Não há como Macário", e pouco depois "Quem é Macário? Não há como Basílio e Gregório". Mas depois começou a desprezá-los também: "Quem são Basílio e Gregório?" dizia. "Não há como Pedro e Paulo". "Pois sim, irmão", respondi-lhe, "não tarda que desprezes a Pedro e Paulo". Creiam-me, pouco tempo depois começou a dizer: "Quem é Pedro e Paulo? Não há como a Santíssima Trindade". Por fim levantou-se contra o próprio Deus, e foi essa a sua ruína. Por esta razão, irmãos, devemos lutar contra a primeira classe de orgulho, para não cair pouco a pouco no orgulho total.

Existe também um orgulho mundano e um orgulho monástico. O mundano consiste em achar-se mais que seu irmão por se ser mais rico, mais belo, ou melhor vestido, mais nobre que ele. Quando vemos que nos gloriamos dessas coisas, ou de que o nosso mosteiro seja maior ou mais rico e numeroso, saibamos que todavia estamos em orgulho mundano.

O orgulho monástico consiste em gloriar-se das vigílias, dos jejuns e piedade, da observâncias, do próprio zelo, e humilhar-se por vaidade. Tudo isto é orgulho monástico. Se cairmos em orgulho, é melhor que tal seja o monástico, e não o mundano.

(a continuar)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES