28/05/13

MENBRO DO GRANDE ORIENTE DE FRANÇA É SACERDOTE FRANCÊS

É a confusão...

O Sr. Pe. Pascal Vesin da paróquia de Sta. Ana de Arly-Montjoie (MegSve), diocese de Annecy, daqui a meio ano a um ano ficará sem salário! É que o seu bispo, D. Yves Boivineau, suspendeu-o por pertencer à loja do Grande Oriente de França (GODF) desde o ano 2001.

Em 2010 D. Yves, tendo recebido uma denúncia anónima a dar conta do escândalo, interrogou o Pe. Pascal, que mentiu tudo negando. Em 2011 D. Yves pediu ao padre que abandonasse a maçonaria, mas este negou-se alegando "liberdade absoluta de consciência" e que tinha a "intenção de dupla escolha". Desse momento até agora D. Yves deixou o caso como estava, até que decidiu dar agora andamento à exigência feita pela Congregação para a Doutrina da Fé, em Março de 2013.

Sim... teve que vir a ordem de Roma...

O padre maçon insistiu em não renegar à maçonaria e a achar que podia conciliar tais opostos.

O bispo diocesano lembrou que isto não tem que ser definitivo, e que a "pena dita medicinal pode ser levantada".

Lembro que, segundo D. Yves, esta pena se deve ao padre ser "membro activo" de uma loja maçónica, o que me leva a perguntar se sentiu necessidade de colocar o "activo" ao "membro".

O que aconteceu a outros casos conhecidos de padres nas mesmas circunstancias!? Quantos mentirão aos bispos alegando "liberdade"!? Quantos serão promovidos nas suas obras pastorais até chegarem a bispos!? Quantos bispos há que publicamente se conhece terem confraternizado e visitado lojas maçónicas já como bispos!?

Mas... é pertinente: porque motivo a Loja do Grande Oriente Lusitano (LGOL)defende o Concílio Vaticano II pelas suas novidades relativamente às liberdades!? (aos 12min e 13seg do vídeo pode ouvir o grão-mestre António Reis reforçando essa ideia):


"A Cruz e o Compasso" por gazetadarestauracao

 A notícia que hoje vos trouxe está, por exemplo, publicada no dnoticias.pt, e daqui quero transcrever comentários dos leitores:

("transparente"): "... Se alguns membros do clero querem juntar-se a organizações maçónicas, isso só prova duas coisas: a primeira é que tais elementos do clero procuram algo que a Igreja não lhes dá [ou lhes dão mas em menor quantidade], a segunda que a maçonaria não fecha as suas portas a membros da igreja (neste caso a católica, apostólica e romana), conluindo-se que uma é mais tolerante e ecuménica do que a outra. ...."

("Cuba Livre"): "Caro Sr. Transparente, o Papa Francisco não vai em conversas maçónicas. Ecumenismo é entre religiões, não entre uma religião e uma associação tenebrosa, que está por detrás de leis abjectas."

É "de caixão à cova"...

Ainda a respeito do vídeo: cuidado... o Bispo Carlos Azevedo rompeu a fronteira da imaginação... Cuidem-se as ovelhas do rebanho!

O tema é interminável... Pode ainda ver como na Diocese de Pernambuco (Brasil) se comemorou o dia do maçon (aqui)




Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES