29/04/13

O MOVIMENTO LITÚRGICO - LIVRO, (V)

O MOVIMENTO LITÚRGICO
Pe. Didier Bonneterre

(continuação)

Desta forma, Dom Beauduin adiantava-se aos desejos do novo Papa que, em Fevereiro de 1922, sucedera a Bento XV. Desde os primeiros tempos do seu pontificado Pio XI mostraria forte afeição pelo Oriente, por essa massa enorme da Rússia que, nos anos logo após a revolução de Outubro, ainda aparentava um ténue equilíbrio quanto aos caminhos que estariam por vir.

Estimulado por Monsenhor d'Herbigny, o ardente Pio XI iria apressar-se: a 21 de Março de 1924, enviava ao abade geral o Breve apostólico "Equidem verba", no qual o Soberano Pontífice retomava as grandes ideias de Dom Beauduin a respeito do papel capital que representaria um novo tipo de fundação benedictina para a aproximação com o Oriente.

O abade de Sto.Anselmo já não entendia coisa alguma: como o é que um Papa podia apoiar um monge do qual dizia ter "um temperamento demasiado sanguíneo, com uma imaginação muitíssimo viva que se convertia em fogo e labaredas entre os seus projectos, quase depreciante relativamente à Igreja ocidental, homem mais inclinado à actividade exterior"(7). Dom Fidèle não compreendia que atrás de Pio XI estavam  Monsenhor d'Herbigny e o Card. Mercier, quem, nessa época, era presa de um vertígio de "unionismo". Portanto, em 1924 era o ano das conferências de Malinas(8)...

Pio XI

Dom Beauduin, teólogo do Card. Mercier, preparou para essas conferências o texto informativo "a Igreja anglicana unida mas não absorvida". Ali desvelava à pelna luz das suas concepções mais que duvidosas a respeito do ecumenismo.

Mas deixemos falar ao Rev. Pe. Louis Boyer:

"Esse texto continha erros graves, como também foi um erro em si mesmo. Onde cada uma das partes tinha de esforçar-se por ser precisa, ele colocava uma hipótese de unidade na fé já alcançada. Então, sobre esta base, traçava um plano que não podia ser mais que quimérico. Concebia a ideia de um patriarcado anglicano unido, no qual seriam salvaguardados a liturgia, o direito canónico anglicano e os usos tradicionais do anglicanismo, copiada da situação feita em princípio às Igrejas orientais unidas a Roma. Mas desconhecia o facto de que nada, nem no passado nem presente da Igreja anglicana, permitia assimilar uma situação com outra. Mas era pior que isso. Ao não poder deixar de lado a existência da Igreja Católica na Inglaterra, já presente ao lado da Igreja Anglicana, era encarada tranquilamente a hipótese de ser a Igreja Católica a chegar-se à Igreja Anglicana "unida mas não absorvida". Tiravam-se todas as conclusões até mesm a suspensão das sedes espiscopais criadas no séc. XIX, com a demissão dos seus titulares."(9)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES