21/04/13

MARGÃO (Índia portuguesa) - DE COMO OS DEMÓNIOS SE REVOLTARAM

"Oriente Conquistado a Jesu Christo"
" No ano de 1645 se derrubou toda a fábrica velha e se fez no mesmo lugar a igreja, a qual usamos hoje, toda ela abobadada, muito clara e aprazível, que é a mais formosa de Salsete e pode competir no material com as boas da Europa e no formal com as melhores; porque tem quatro Irmandades, muita renda para pobres, e dizem nela Missa todos os dias quarenta (ou mais) Clérigos em seis Altares. Contudo é de fábrica limitada e não lhe abrangem os reditos às despesas.

O bairro Nuêm, na mesma adeia, se autoriza com uma capela de Jesus, Maria, José, muito linda e bem feita, com três Altares de retábulos dourados, e duas torres, a qual fábrica dotou e ordenou ricamente ao dispêndio de um Gancar de Margão, de nome José Colaço, merecedor desta lembrança por ser o único entre os da sua nação que até agora teve estômago para gastar em serviços de Deus 20.000 xerafins, não contando com o dote.

Em Janeiro de 1695, na noite antes do dia em que se disse a primeira Missa nessa capela, sentiu-se dentro dela um terremoto que fez tremer as portas e janelas. Com o abalo caíram do Altar seis castiçais e a imagem de um Crucifixo. Sentiram este terremoto várias pessoas que dormiam dentro da Ermida, e entre elas um Sacerdote chamado António Salvador Colaço, de quem agora, quando isso escreveu, me estou informando. O mesmo afirma com juramento o Pe. Jerónimo Barreto, natural de Margão, que se achou presente. No tempo da gentilidade eram todos estes bairros dedicados a vários demónios e parece que o demónio de Nuêm estava ainda de posse de seu bairro, que se viu obrigado a desistir dela esta noite com tanto estrondo, em rezão da Missa que se havia de celebrar na manhã seguinte." (DE SOUSA, Pe. Francisco. "Oriente Conquistado a Jesu Christo... 1564 até o anno de 1585", II Parte; Lisboa M.DCCX)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES