12/04/13

D. JOSÉ DA COSTA NUNES CARDEAL PATRIARCA DAS ÍNDIAS ORIENTAIS - A MAÇONARIA

Cardeal Costa Nunes, D. José,
Patriarca das Índias Orientais
Há poucos anos o Grão-mestre da Loja do Grande Oriente Lusitano, António Reis, numa das sua aparições televisivas, afirmou que D. José da Costa Nunes, Cardeal patriarca das Índias Orientais, foi maçon e ajudou João XXIII a preparar o Concílio Vaticano II. Meses antes de António Reis subir ao cargo o anterior Grão-mestre António Arnaut tinha declarado ao seminário Expresso: "A Maçonaria sempre teve no seu seio grandes figuras da igreja Católica e de doutros credos", e deu os nomes dos portugueses D. José da Costa Nunes e de D. António Alves Martins (bispo de Viseu).

Seria justo que estas informações fossem acompanhadas de fundamentação, porque a honestidade nunca foi qualidade que a sociedade atribuísse aos maçons. Mas, independentemente disso, a atribuição contrária é feita desde os locais de poder. As figuras de renome são hoje usadas pela maçonaria para atrair os vários grupos sociais... Dou o exemplo do texto escrito, a vermelho, no folheto de informação do Museu de Angra do Heroísmo em cooperação com o Museu Maçónico Português por motivo da exposição "A Maçonaria nos Açores", ao fundo da primeira página (aqui). Estes eventos, sem qualquer censo, foram patrocinados pelo governo.

Não há dúvidas que o Cardeal Costa Nunes e o bispo de Viseu D. António Alves Martins têm um pensamento totalmente compatível com a maçonaria do seu tempo, mas é verdade que os Gão-mestres mencionados não tiveram que apresentar provas a quem os repetiu e seguiu, incluindo organismos sociais e comunicação social!

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES