05/04/13

COMUNISMO DO INFERNO IX


TRABALHO A QUALQUER CUSTO

"As legislação protectora do trabalho das mulheres e adolescentes(a qual proibia o seu meprego em trabalhos nocturnos e horas extraordinárias) foi abolida. Deve ser notado que tudo isto se refere aos dias anteriores à guerra; desde Dezembro de 1941, todos os ramos da indústria soviética e transporte, directa ou indirectamente ligados à guerra foram colocados sob a lei marcial; a falta ao serviço, a indolência e a falta de cuidado tornaram-se crimes capitais." (MARGARERT MILLER, O trabalho na U.R.S.S.)

PARENTES NO ESTRANGEIRO!!!

"Ao mesmo tempo, meu pai viu-se em apuros quando as autoridades políticas descobriram que ele tinha uma filha no estrangeiro. Porque usava agora o apelido de Robertson? Fizeram-lhe estas e muitas outras perguntas. Foi severamente admoestado de que, se era um verdadeiro patriota, devia mandar desgraçar a sua filha à Rússia. Ao chegar a casa, se era um verdadeiro patriota, devia mandar regressar a sua filha à Rússia. Ao chegar a casa, meu pai preveniu-nos de que nunca mais disséssemos a pessoa alguma que tínhamos parentes no estrangeiro. "Pode ser a nossa desgraça", acrescentou. Só o facto de manter contacto com estrangeiros expunha qualquer russo a ser acusado de traição, o que era punido com pena de morte." (OKSANA KASENKINA, Uma existência dramática.)

A OFENSIVA ASIÁTICA

"Em contacto pelas suas fronteiras com os muçulmanos da Turquia, da Ásia Menor, da Pérsia, do Afganistão, em contacto com os caminhos da índia, coma Mongólia, o Tibete e a China, a Rússia dos Sovietes, depois do malogro do seu assalto contra a Europa, bateu em retirada para a Ásia onde preparou nova ofensiva contra a Europa: a ofensiva do mundo asiático." (Albert Sarraut, citado por Henri Messis, A nova Rússia.)

BURGUESES E CRIADOS

"O vagão-restaurante, cheio de passageiros entrados no caminho, estava bem fornecido. Os criados eram de uma delicadeza perfeita. Apesar de um cartaz proclamando que "a gorjeta degrada o homem", embolsava com uma serenidade total as gorjetas que toda a gente lhes dava!
Um sujeito gordo, o tipo perfeito de burguês exigente e resmungão, bombardeava o seu criado de reclamações. Achava a sopa muito quente, a janela muito aberta.
O criado não exerceu para com este resmungão a ditadura do proletariado, à qual eu esperava que ele recorresse. Confundiu-se em desculpas, trocou a sopa, fechou a janela - comportou-se, em resumo, como o teria feito um criado perfeitamente disciplinado num país capitalista." (GEO LONDON, Tem dez anos, a Rússia vermelha!)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES