19/01/13

S. SEBATIÃO E A "FESTA DAS PAPAS" de ATALAIA

Imagem do Mártir S. Sebastião
Dia 20 de Janeiro a Igreja comemora a S. Sebastião, advogado da guerra, da fome e da peste, santo muito devotado por cá.

Em data recuada que desconheço (idade Média), os habitantes da aldeia da Atalaia (Fundão - Castelo Branco - Portugal) fizeram a promessa de oferecer aos peregrinos algum alimento festivo (desconheço qual) caso S. Sebastião livrasse o povoado de uma terrível praga que ia dizimando a região. Pedido satisfeito, promessa paga... Todos os anos, desde então, a população encarrega-se de cumprir o prometido. Desconheço que tipo de alimento se dava gratuitamente aos peregrinos antes da introdução do milho na Europa, mas, a julgar por outros casos idênticos, seriam aqueles que a terra dava mais a carne (os animais, segundo consta, também tinham feito parte da preocupação entregue ao santo).

Tabuleiros com papas de carolo (Atalaia - Fundão)
O milho foi introduzido na Europa, e em data incerta os habitantes de Atalaia resolveram simplificar todo o procedimento acostumado mas sem perca de valor: dar aos peregrinos não vários mas sim um ou dois alimentos festivos dos quais se destaca hoje o doce "papas de carolo" (papas de milho). A confeção das papas é distribuída pelas casas da aldeia e, no dia da Festa de S. Sebastião, são distribuídas aos devotos do santo Mártir, como o prometido.

Lembro que o milho era tido como um alimento de segunda preferência na base da alimentação, mais barato, e podia compor certos pratos enriquecidos com outros alimentos ou servir para a confeção de doces.

Na região de Cabeceiras de Bastos, desde a Idade Media, cumpre-se a mesma promessa a S. Sebastião. Contudo há diferenças: as papas não são doces e contêm variedade de carnes, os alimentos são cozinhados à vista de todos, são benzidos, há missa e procissão... ou seja, mantêm-se tudo na sua devida ordem: a FESTA de S. Sebastião com todas as suas consequências espirituais e sociais. Nesta região fazem a parte das "papas" rotativamente.

As papas são depois servidas com carnes, pão e vinho (produtos locais)
Quando a Festividade a S. Sebastião engloba este tipo de cumprimento de promessas designa-se popularmente esta última faceta de "festa das papas", fenómeno que ocorre em várias localidades de Portugal, (Norte e Centro).

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES