31/01/13

MACELADA - HAMONIZAÇÃO de Lopes Graça



A "macelada" é uma cantiga popular antiquíssima que cantamos aqui na minha região, e sobrevive aos séculos. A versão do vídeo é a macelada original com harmonização "neo-modal" de Lopes Graça (está bem conseguida).

A percussão da "macelada" é feita com adufe (pequeno tambor quadrado de pele de cabra e pau de laranjeira, tocado por mulheres). Esta antiquíssima cantiga é cantada e tocada apenas por mulheres, principalmente em dias festivos na parte que toca ao convívio.

Pela altura do S. João as mulheres iam colher macela em dia seco, e ao facto se chamava "macelada". Depois da colheita (macelada) as flores eram colocadas a secar à sombra e em sítio seco para não perderam qualidades. Esta planta é uma camomila e tem propriedades várias (antiespasmódico, digestivo, emenagogo, estomáquico, febrifugo, vulnerário e, em doses elevadas, vomitivo).

As imagem dos vídeo são tiradas na serra da Gardunha, que fica no alto da minha cidade natal (Fundão). Como já tinha dito anteriormente, a "macelada" é uma canção desta região.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES