23/01/13

ABRANTES, 1713 - FESTA DA RESSUREIÇÃO (II)

(continuação da I parte)

Abrantes a cavalo


Abrantes montada num cavalo branco curiosamente adornado com boas clines, e em tudo o mais custoso: a figura irá de mulher, no vestido a mais pomposa e rica, e no peito a mais custosa, caraminhóla na cabeça toda emplumada, na mão direita um Estandarte branco com as Armas de Abrantes, e por baixo esta letra de ouro: Dabo tibi primamsessionem in Resurrectione mea. (Esdr. 4.2.23) no braço esquerdo uma tarja com esta letra: per sanctam Resurrectionem tuam, libera nos Domine. (In Litania Eccles). e nas costas o seu nome: Abrantes.

Acompanham a figura de Abrantes seis figuras todas bem vestidas e com suas caraminholas; cada uma leva na mão esquerda um escudo, e nestes seis escudos irão pintadas com a maior propriedade as obras dos seis dias da criação do mundo, na forma seguinte: a primeira levará no escudo pintada uma grande luz com esta letra: Prima die luz facta est. (Gen 1.3) e no alto da traja a letra, Allleluia. A segunda levará pintado no escudo um globo de água com estas letra: Secunda die factum est firmamentum, e diviso sunt aquae. (Ibidem 6) no alto Alleluia. A terceira leva no escudo um campo com plantas e flores, com esta letra: Tertia die protulit terra herbam viventem. (ibidem 12) e por cima, Alleluia. A quarta leva no escudo o Sol e a Lua, com esta letra: Quarta die sunt luminaria magna. (ibidem 16) e por cima, Alleluia. A quinta levará no escudo peixes e no ar aves com esta letra: Quinta die fiunt pisces et aves. (Ibidem 21) e por cima, Alleluia. A sexta levará pintado no escudo um homem honestamente despido, com esta letra: Sexta die homo factus est. (Gen. 2.2) e por cima, Alleluia. Cada uma delas vai pegando com a mão direita em um cordão que vai preso ao guião.

Cada uma destas figuras levará nas costas o seu nome, porque representam as seis Vilas, que estão mais perto de Abrantes, cujos nomes são: primeira, Tomar; segunda, Sardoal; terceira, Mação; quarta, Vila de Rei; quinta, Punhete; sexta, Ponto do Soro.

Para se mostrar que entre estas seis vilas, figura dos seus dias da criação do mundo, é neste triunfo Abrantes o dia sétimo, levará diante do cavalo um rapaz curiosamente vestido, com caraminhóla na cabeça, e na mão direita um escudo grande e pintado nele Cristo Ressuscitado, sentado num Sepulcro com esta letra por baixo: Die setima requivit Deus ab universo opere, quod patrarat. (Gen. 2 ver. 2)

O dia de Pascoa a Cavalo

Irá esta figura vestida de roupas brancas as mais ricas, e o mais custoso peito, na cabeça capela de flores, na mão direita um estandarte branco, nele um tarjão com esta letra escrita em ouro: Haec este dies, quam fecit Dominus, exultemus et laetemur in ea. (Psl. 117) no braço esquerdo uma traja, e nela esta letra: pascoa nostrum immolatus es Cristo. (I ad Cor. 5) nas costas. Dia de Pascoa.

As duas pontas deste Pendão levam duas figuras trágicas, uma vestida de pardo (mas alegre) na cabeça capela de flores, no braço esquerdo uma tarja com esta letra: Vespere autem Sabbati, e nas costas esta letra: Tarde. A outra ponta leva a outra figura vestida de branco, com capela de flores na cabeça, no braço esquerdo uma tarja com esta letra: Et valde mane una Sabbatorum, e nas costas esta letra: Manhã, porque esta é a manhã, e tarde do dia de Pascoa.

Este é o preâmbulo, segue-se a primeira Ala.

(terá continuação s.D.q.)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES