04/12/12

MANUAL DA LIGA ANTI-MAÇÓNICA (XIX)

(continuação da XVIII parte)



PRIMEIRA PROPAGAÇÃO E ESTABELECIMENTO DA LIGA NUM PAÍS

Quem fará conhecer a Liga num país?
Os jornais que lhe quiserem aderir. Espera-se que todos os órgãos de imprensa independentes das lojas se associarão aos esforços da Liga e favorecerão a sua difusão. Estes jornais darão a conhecer o Manual e poderão acrescentar ao seu título as iniciais L. A. M. (Liga Anti Maçónica). E uma vez conhecida, propagar-se-á, ou colectiva ou individualmente.

Qual é a propaganda COLECTIVA?

É aquela que se faz por meio de associações já existentes.
Há em cada país centenas de associações que já de antemão estão em corpo e alma dedicadas à Liga e ao seu fim, - Congregações o Ordens religiosas, Círculos e associações católicas etc. - Cada uma destas associações pode primeiro aderir em corpo à Liga, depois diligenciar a formação da comissão local, e as adesões sucessivas no seu seio e fora dele, etc... Só pelo mero facto desta propaganda coletiva milhões de membros podem ser-lhe rapidamente agregados. As casas de ensino e os colégios podem também constituir cada qual a sua comissão, a fim de estabelecer e propagar a obra entre a mocidade.

Qual é a propaganda individual?

Quem cada localidade o sacerdote, o cristão zeloso, todo o homem que deconhece o mal nas sociedades secretas, desde que tenha conhecimento da Liga Anti-Maçónica manda vir exemplares do Manual, comunica-os e fal-os lêr por todos aqueles que tambem por capazes de serem membros activos... Tendo encontrado um certo número pede à comissão folhas de adesão e o selo da Liga e forma com os primeiros admitidos uma comissão local provisória.

De que maneira se chegará a ESTABELECER e ORGANIZAR a Liga na cidade central?

Quando a propagação colectiva ou individual houver agrupado um certo número de membros activos, dez de entre eles formarão a comisão central provisória. Bastar-lhe-á fazer as primeiras despezas com a aquisição dos Manuais, das folhas de adesão, dos selos da Liga, etc... Pouco e pouco se procurarão outros livros antimaçónicos, completarão o número de 20 membros, e uma vez estabelecidas as comissões locais em 50 localidades, serão definitivamente eleitos.

Como se chegará a restabelecer e a organizar-se a Liga em cada localidade?

Tendo a propagação colectiva ou individual agrupado um certo número de membros, a comissão provisória formada ao princípio é definitivamente nomeada pelos primeiros 50 membros declarados ou activos e aprovada por um delegado da comissão central.


IX
PROPAGAÇÃO ORGANIZADA E CONSTANTE DA LIGA

Como continuará a propagar-se a Liga uma vez estabelecida?

Continuará a propagar-se mediante os esforços de todos os seus membros e sobretudo dos membros activos. Estes esforços tendema tornar membros declarados, ou pelo menos membros da Liga, todos aqueles com quem tem relações, amigos, comerciantes, operários, etc...

E que se deverá fazer para trazer à Liga novos membros?
Espalhando o Manual da Liga; e para tal fim milhares de exemplares deverão estar à disposição da comissão central nas cidades, e centenares nas localidades restantes. Só esta leitura moverá muitos a aderir, e a estes terá folhas de adesão o membro activo para admiti-los na Liga, etc...

Demais, a leitura do Manual excitará pelo menos desejos de se tornar mais instruido àcerca da Maçonaria, e a estes simples membros proporcionará o membro activo outros livros anti-maçónicos da comissão local, e especialmente se forem homens de estado, as obras de Claudio Jannet, Gautrelet, Maçonaria Desmascarada, etc., cuja propagação, por causa das revelações e documentos esmagadores que em tais obras se acham, temem seobremaneiras os mações. Esta espeecie de leitura unirá à Liga todos os homens que não estiverem de todo cegos, ou que têm ainda algum resto de sentimento cristão no coração.

A quem pertence particularmente a missão de combater as sociedades secretas propagando a Liga?

Depois dos Bispos e sacerdotes, compete uma tão excelente missão aos homens e mancebos verdadeiramente cristãos. "Em primeiro lugar", diz aos bispos o Soberano Pontifice Leão XIII, "arrancais à Maçonarua a máscara com "que se encobre, e mostrais-a tal como é, com discursos e cartas pastorais especialmente tendentes a este fim, instruir vossos povos." Isto, Senhores, compete a nossos chefes; mas observai que nos compete engualmente a nós. Todavia uma causa tão bela e de uma tão subida importância, chama também emseu socorro a dedicação inteligente dos leigos, mas que aliem bons costumes e instrução ao amor da religião e da pátria. Fazei, Veneráveis Irmãos por unificar as forças destas duas classes." Se o papa ordena a nós por esses facto que tomemos parte na luta." (Muito bem! apoiados! - Discurso de M. Théry na sessão geral do encerramento do Congresso dos Católicos do Norte, 1884.)

Mediante esta propaganda constante, conseguirá a Liga o seu duplo fim de união de defesa e de perseverança contra a Maçonaria?

Sim; por meio da propaganda feita, segundo dissemos, em todos os pontos do país, e pela prática dos compromissos, a Liga à medida que se fôr espalhando conseguirá esse duplo fim; será uma união de defesa, conbatendo a influência maçónica em todas as esferas da acção onde os mações já reinarem; será união de preservação impedindo-os de se intrometerem nos lugares em que não dominam ainda.

Oxalá que em todos os paises se vejam realisados os desejos do Summo Pontífice. "Que todas as pessoas de bem se unam e formem uma vasta liga de acção e de orações contra as sociedades secretas."


FIM

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES