15/11/12

"ROMA - ROMA ETERNA" (XII)




"ROMA"

Revista de La Tradición Católica
(Ano XVIII- nº 87. Verão 1984/85)

Problemas que Sofrem os Peregrinos Cristãos em Israel
"Jerusalém (AICA). Os peregrinos cristãos encontram cada vez mais dificuldades em visita à Terra Santa. A 5 de julho de 1981 chegou-se a um acordo entre o governo de Israel e a Comissão de Peregrinações cristãs. Mas já em Outubro do mesmo ano a comissão começou a notar ingerências das autoridades civis na determinação de quem era realmente peregrino cristão para limitar as visitas a lugares de oração e itinerários acostumados.

O Ministério de Turismo considera as peregrinações como turismo especializado e manipula o religioso como "ingrediente folklórico".

Se as reclamações da referida comissão não forem atendidas, esta sente-se na obrigação de declarar publicamente que as peregrinações cristãs não gozam de liberdade na Terra Santa. Tal falta de liberdade está em contradição com a tradição plurisecular. Não se pode esquecer que a peregrinação aos Santos Lugares é para o cristão um acto de fé e, por isso, não é lícito reduzi-la às igrejas e santuários cristãos. Toda a Terra Santa és lugar bíblico porque toda a sua geograifia está ligada à história da salvação." (BOLETIM AICA nº 1444, 23 de Agosto 1974)

Médico Abortista Foi Excomungado Publicamente
"Maguncia, Alemanha (AICA). O director de uma clínica em Lindenfeld (Hessen), na qual se têm vindo a praticar abortos, foi publicamente excluído da Igreja Católica. Na recente edição do boletim oficial da dioceses de Maguncia, a excomunhão anuncia-se expressamente e declara-se de forma oficial. O Direito Canónico determina que um aborto leva automaticamente à pena eclesiástica de excomunhão. Também em alguns casos especialmente graves, a excomunhão pode declarar-se publicamente. E este caso - explica o boletim - produziu-se com doutor Zwick, director da clínica de Lindenfeld." (BOLETIM AICA, nº 1428)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES