26/11/12

MANUAL DA LIGA ANTI-MAÇÓNICA (XVIII)

(continuação da XVII parte)



Que é necessário para ser MEMBRO ACTIVO da Liga?Além dos compromissos dos membros declarados, é mister ter aceitado o de propagar a Liga, e demais dar uma quota de 200 réis mensalmente.

Entretanto todo o membro declarado que tiverem granjeado 20 membros para a Liga, poderá ser recebido como membro activo ainda que não pague senão 200 réis por ano.

Quais são as vantagens do MEMBRO ACTIVO da Liga?
São o ser favorecido pelos membros da mesma, como os membros declarados; o contribuir mais que os outros para a grande guerra contra o inimigo comum; e, para falar cristãmente, a aquisição de grandes merecimentos diante de Deus: enfim é de entre os membros activos que são escolhidos os membros da comissão da propaganda local.

Como é admitido o MEMBRO ACTIVO da Liga?
Assinando a fórmula de adesão de membro activo na folha entregue pelo presidente da comissão local depois de um voto favorável dos membros da comissão, sobre a admissão do candidato.

Como se forma a COMISSÃO DE PROPAGANDA LOCAL?
Em casa localidade dez membros activos, ou pelo menos cinco nos pequenos lugares, constituem a Comissão de propaganda local, com um presidente, um tesoureiro e um secretário: a qual, provisória no princípio, é depois constituída definitivamente por membros declarados e activos. Os delegados da comissão central assistem à instalação e aprovam-na. nas cidades poder-se-ão constituir várias comissões locais, segundo a cifra da população.

Quais são as ATRIBUIÇÕES da comissão local?
Fomenta as relações com a comissão central, pede-lhe os livros de propaganda anti-maçónica (o Manual e os mais de que se falará), as folhas de adesão, o selo da Liga; solicita estes livros, e folhas para os membros activos, administra a caixa, distribuem os socorros, etc. Reunem-se todos os mezes, ou pelo menos de dois em dois mezes. Além disto convoca duas vezes por ano todos os membros da localidade a fim de lhes dar conta dos progressos e administração da obra. os membros da comissão são eleitos de dois em dois anos, e podem ser deesleitos. os diversos escrutínios são secretos e por maioria absoluta de votos.

Qual é de facto a MISSÃO de cada uma das comissões locais?
Cada uma destas comissões será um foco de propaganda anti-maçónica, e assim será colocada em prática, em todos os pontos do país, aquele grande dicto de leão XIII: "Arrancai à Maçonaria a máscara, com que ela se encobre, e mostrai-a tal qual é."

O que é a comissão central e de que modo é constituída?
Na provação principal de cada distrito ou provincia (segundo o país) 20 membros activos formam a comissão central da liga Anti-Maçónica. Esta, provisória a princípio, é depois definitivamente constituida entre os membros activos pelos presidentes das comissões locais, da sua circunspecção.

Quais são as ATRIBUIÇÕES da comissão central?
A comissão central está encarregada:
1) De mandar imprimir em número suficiente os Manuais da Liga Anti-Maçónica, como também as folhas de adesão e de mandar fazer os selos da Liga. E de tudo isto estará provida para satisfazer aos pedidos das comissões locais;
2) De se fornecer das mais brochuras e livros que hão de servir para a propaganda anti-maçónica de cada uma das comissões locais;
3) De escolher ou fundar como órgão da Liga um jornal diário ou pelo menos uma publicação semanal ou mensal; 
4) De promover a fundação de comissões nas diversas localidades.

E quais são as fontes de receita da comissão central para fazer face a estas desprezas?
Os donativos voluntários que lhe foram em vista do grande bem que se espera, e a décima das cotizações regulares que cada localidade é obrigada a enviar-lhe.

Para a reeleição da comissão central e suas reuniões regulares seguem-se as mesmas disposições que para as comissões locais.

Indicais alguns dos LIVROS ou FOLHETOS ANTI-MAÇÓNICOS que a comissão central se poderá encarregar de fornecer às comissões locais.

Além do Manual da Liga Anti-Maçónica:
A Enciclica Humanum genus, de Leão XIII.
A Maçonaria Desmascarada, com intodução e notas por um Vimaranenses (edição de Teixeira de Freitas) 300 réis.
A Maçonaria, o que é, o que faz e o que quer, - diálogos populares, 120 réis.
O que é a frano-maçonaria, por Mons. de Segur.
A Maçonaria e os Jesuitas, pelo Ex.mº Sr. Bispo de Olinda, com notas, etc., por um Vimaranense.
A Franco-Maçonaria e a Revolução, pelo Padre Gautrelet S.J.; trad. do Sr. Conde de Samodães.
A Maçonaria, pr Gyr. (2 vol.)
O Liberalismo Desmascarado, por um Jesuita; 1$500 réis.
Estudo sobre a Franco-Maçonaria, por Mons. Dupanloup.
O Segredo da Franc-Maçonaria, por Mons. Fava, Bispo de Grenoble.
Les Sociêtés secrètes et la Société, par N. Deschamps.; 2ª edit. par Claudio Jannet.
Le Franc-Maconnerie, et la Révolution, par louis d'Estampes et Claudio Jannet.
Le Franc-Maçon, par Eckert.
La Franc-Maçonnerie soumise au grand jour de la publicité, par Armand Neuf.
La Franc-Maçonnerie démasquée (revue mensuelle), par M. Rastoul, collabourateur de L'Universe: - rue Cassette, 6. Paris.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES