17/10/12

SALAZAR INCOMODA UM POUCO... não é?

Depois de, há anos, a antiga deputada Odete Santos ter amaldiçoado o voto dos portugueses por terem eleito Oliveira Salazar no programa televisivo "O Maior Português de Sempre", parece ter-se cumprido o efeito bruxedo. Por todo o lado os revoltosos foram colocando à lapela a identificação de "anti-fascistas" (um dos muitos disfarces).

Ontem, por motivo de levantamento de informação, fui rever o que tinha dito Jaime Nogueira Pinto a respeito de Oliveira Salazar aquando do mencionado programa. Eis então que se me entrepôs uma novidade que desconhecia e me admirou: pela primeira vez encontro um vídeo no youtube com um aviso de restrição.


Motivo?... Leia, e veja:

"O Maior Português de Sempre - Oliveira Salazar (1ª Parte)
O conteúdo seguinte foi identificado pela comunidade YouTube como sendo potencialmente ofensivo ou impróprio. Fica ao critério do espectador."










Os amigos de Odete Santos, e outros com o mesmo mal, fazem barulho, a YouTube escuda-se com esta forma intermédia de um "nem sim, nem sopas"... mas "sopas".

Que entender por "potencialmente ofensivo ou impróprio"? Significa o mesmo que "potencialmente apropriado...". Em suma o valor do aviso resume-se a uma probabilidade (50/50) mas tem um efeito negativo: levanta suspeitas, mancha o contudo, descredibiliza etc.

A este discreto terrorismo não se lhe vê feita resistência, nem o sistema está já apto a impedi-lo...

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES