01/10/12

IMITAÇÃO DE CRISTO - Thomas de Kempis (I)



NOTA BREVE (Ascendens):

Esta obra de espiritualidade, escrita entre a paz de um mosteiro, tornou-se a mais lida em todo o mundo, foi publicada em latim, e contou com muitíssimas edições ao longo de quinhentos anos. Já se perdeu a conta do número de publicações e traduções. É obra monumental, pequena em porte, editada pela primeira vez em 1486.

Thomas de Kempis, o autor, nasceu na Prússia do Reno (Alemanha) em 1380. Em 1400 fez-se monge agostinho em Zwolle (Holanda), onde veio a falecer em 1471. Foi beatificado pela Santa Igreja.

A Imitação de Cristo é uma obra de tal forma clara e inspirada que, ao longo da história, foi por vezes julgada apenas ultrapassada pela Bíblia. Vários santos a leram e recomendaram para orientação espiritual, contributo para a salvação da alma e santificação. Enfim, um livro apropriado para uma vida verdadeiramente católica.

Qual o motivo de ter escolhido A Imitação de Cristo entre outras tantas obras de espiritualidade tão recomendadas ao longo dos séculos? É simples: esta é das obras mais acessíveis que atravessa um longo período de tempo, e escrita por um Beato. Assim sendo, não haverá da parte dos leitores, depois desta breve informação, dúvidas quanto à fidelidade deste livro em respeito da Doutrina e Espiritualidade católicas. Há também que lembrar que, até meados do séc. XX, os livros eram avaliados por um censo rigoroso em termos de Doutrina, Moral, e bons-costumes, o que nos serve de autorizada garantia. Coloco nas mãos de quem leia, uma obra de total segurança.

Para o leitor moderno, não acostumado à Doutrina de sempre, pode acontecer que certas palavras ou expressões doutrinais lhe sejam estranhas, pelo que se requer bastante cuidado.

Será proveitosa sempre a difusão deste livro. Peço que se lhe tome o proveito e se divulgue.

(Ascendens)



A IMITAÇÃO DE CRISTO

Thomas de Kempis


Livro Primeiro
-
Avisos Muito Úteis Para a Vida Espiritual


Cap. I
Da Imitação de Cristo e o Desprezo de Todas as Vaidades do Mundo

1. “Quem me segue não anda nas trevas, diz o Senhor”. Estas palavras são de Cristo, com as quais nos amoesta que imitemos sua vida e seus costumes, se queremos ser verdadeiramente alumiados e livres de toda a cegueira de coração. Seja pois o nosso estudo meditar na vida de JESUS Cristo.

2. A doutrina de Cristo excede as doutrinas de todos os Santos: e quem tivesse espírito acharia nela Maná escondido. Mas sucede que muitos, entre aqueles que frequentemente ouvem o Evangelho, sentem nele pouco gosto; porque não têm o espírito de Cristo. Porém quem quiser com satisfação e proveito entender as palavras de Cristo convém-lhe que procure conformar com ele toda a sua vida.

3. Que aproveita disputar tão altas coisas sobre a Trindade, se não fores humilde, pelo que desagradas a esta mesma Trindade? Verdadeiramente as subidas palavras não fazem santos, nem justos; mas a vida virtuosa faz o homem agradável a Deus. Antes quero sentir a compunção que saber defini-la. Se soubesses de cór toda a Bíblia e os ditos de todos os filósofos, que te aproveitaria tudo isso sem amor, e graça de Deus? “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade” que não seja amar e servir a Deus suma sabedoria, e pelo desprezo do mundo caminhar para o Reino dos Céus.

4. Pois isto assim é: vaidade [vanidade] é buscar riquezas, que acabam, e colocar nelas a esperança. Vaidade é também pretender honras, e desvanecer-se com elas. Vaidade é seguir os apetites da carne, e desejar aquilo por onde depois te seja necessário ser gravemente castigado. Vaidade é desejar vida longa e tratar pouco que seja boa. Vaidade é atender somente a esta presente vida, e não prevenir para a futura. Vaidade é amar o que com tanta ligeireza passa, e não buscar com fervor o gozo que sempre dura.

5. Lembra-te frequentemente daquele dito da Escritura: “Não se farta a vista de ver, nem nem o ouvido de ouvir”. Procura pois desapegar o teu coração das coisas visíveis, e afeiçoa-lo às invisíveis: porque os que seguem a sensualidade mancham a consciência, e perdem a graça de Deus.

(Continua aqui)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES