14/10/12

CARBONÁRIA "FILHA DA MÃE"...

Vejam, vejam a Carbonária a publicita-se na República. Afinal, mesmo secreta (!!!), deu  a cara no Almanach da República para 1914, a pouco mais de 4 anos do regicídio e a 3 anos da ocupação republicana, com toda a licença e sem censuras, com toda a facilidade:

A CARBONÁRIA

Descrever a história da Carbonária, desde 1902 até à implantação do actual regimen, é difícil neste pequeno almanaque, mas ainda está na memória de todos os trabalhos, os sacrifícios, as vicissitudes por que passaram a maioria dos seus filiados.

Luz d'Almeida, António Maria da Silva, Afonso Pala, Machado Santos e muitos outros, que viveram eternamente desconhecidos, sacrificaram família, dinheiro, at+e a própria vida, para completa redenção de Portugal!

A Carbonária ainda não acabou. Existe e existirá sempre, não só para defesa da República, mas para defender também os bons republicanos acusados sempre pela infame e cobarde reacção.

A História da Carbonária ainda não está completamente feita, mas muito em breve, o será, e então o povo poetuguez verá que foram as associações secretas, auxiliadas pela marinha e pelo exercíto, é claro, quem nos livrou para sempre da maldita monarquia!

Hurrah! pela Carbonária! Viva a Marinha! Viva o Exército!


E diz na página 21 o mesmo almanaque:

5 d'Outubro

Data gloriosa para Portugal!

Data que nunca devemos esquecer, porque ela recordará sempre a completa emancipação do povo portuguez!

Data redentora em que desde o mais austero oficial republicano, ao mais infimo soldado, desde os chefes da carbonária ao mais modesto homem do povo, todos se uniram, como num corpo só, para conseguir o que hoje é um facto, a proclamação da República Portuguesa.

A Carbonária, indubitavelmente foi uma das associações secretas, que mais contribuiu para a glorificação do 5 de Outubro, devido ao trabalho incessante do seu chefe, Luz d'Almeida, alma heroica da revolução!

Cidadãos!
Portugueses!

Recordai enternamente, o dia 5 de Outubro!

Lembrai-vos que foi nesta data que se baniu para sempre essa horrorosa monarquia, que num desmembramento vergonhoso, e a cair de podre, nos ia fazendo ir para as mãso do estrangeiro.

Não vos esqueçais deste dia porque, recordando-o, lembrar-vos-eis sempre da gloriosa Patria Portuguesa e da nossa querida República!

Viva o 5 d'Outubro!

Viva a República Portuguesa!

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES