03/07/12

IMITAÇÃO DE CRISTO - JUÍZOS TEMERÁRIOS

Beato Tomás de Kempis

A "Imitação de Cristo" do Beato Tomás de kempis é um dos clásicos de espiritualidade mais afamados na Santa Igreja, usado por santos e recomendado por eles. O capítulo 14 intitula-se "Devem-se Evitar os Juízos Temerários":

1. Coloca os olhos em ti mesmo e e guarda-te de julgar as obras alheias. Em vão age aquele que se ocupa em julgar os outros, pois erra muitas vezes e peca facilmente; mas julgando e examinando-se a si mesmo emprega-se sempre com fruto.
Muitas vezes julgamos consoante o nosso gosto pelas coisas, pois facilmente perdemos o verdadeiro juízo delas por amor próprio. Se fosse Deus sempre e puramente o fim do nosso desejo, não cairíamos tão rapidamente na contradição da nossa sensualidade. Mas muitas vezes temos algo escondido interiormente, ou de fora vem e cuja a aficção nos arrasta a si.

2. Muintos procuram secretamente a sua própria comodidade nas obras que fazem; e não se dão conta. Também lhes parece estar em boa paz quando se fazem as coisas à sua vontade e gosto; mas se de outra forma acontecerem, logo se alteram e entristecem.
Pela diversidade dos pareceres e opiniões, muitas vezes são levantadas discórdias entre amigos e vizinhos, entre os religiosos e os devotos.
Os próprios maus costumes habituais com dificuldade se vencem, e ninguém abandona de bom-grado o seu parecer. Se na tua razão e indústrias labutas mais que na virtude da sujeição a Jesus Cristo, poucas vezes e tarde serás ilustrado, porque quer Deus que a Ele nos sujeitemos em perfeição, e que nos levantemos sobre toda a razão inflamados com o seu amor.

---------- // ----------

O "juízo temerário" é um pecado muito comum, e hoje mais que nunca. Julgar superficialmente os outros sem provas é, para todos os efeitos, algo até repugnável aos olhos dos que nem são cristãos ou, até mesmo, dos que são ateus.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES