01/06/12

O MOVIMENTO LITÚRGICO - LIVRO (I)

Esta é uma série de publicações sobre o livro "O Movimento Litúrgico" do Pe. Bonneterre. É uma pena que este autor tenha morrido justamente quando Roma e a FSSPX iam iniciar as conversações.

Retirarei do livro as partes mais importantes para o momento que se vive.


O MOVIMENTO LITÚRGICO
Pe. Didier Bonneterre


PREFÁCIO

+ Econe, 21 de novembro de 1979

Muito se tem escrito sobre a "reforma litúrgica" saída do Vaticano II, foi analisada e, surpreendentemente descobriu-se nela semelhanças com a "reforma luterana" e com a "reforma anglicana". Foi sublinhado os dolorosos resultados causados pela dessacralização e a profanação. Nunca sobre isto se dirá demasiado.

Mas, que eu saiba, ninguém tinha procurado as origens próximas desta "reforma" de maneira aprofundada e detalhada com apoio documental.

É de mérito que o Pe. Didier Bonneterre, director do nosso seminário em Albano, tenha colocado em evidência o trabalho de desmantelamento e destruição da Liturgia Romana operado desde à um século, com uma perspectiva e uma habilidade consumadas para desembocar na legalização desta destruição feita pela "reforma conciliar" e pós-conciliar.

Quem duvida depois da leitura destas páginas que um espírito está operando no interior da igreja desde há muitíssimos anos, como já S. Pio X o tinha denunciado?

Graças ao conhecimento destes acontecimentos será mais fácil emitir um juízo sobre esta "reforma litúrgica" que causou já tantos estragos na alma de milhões de católicos.

Que possam estes documentos fazer compreender às autoridades da igreja da urgência de uma contra-reforma como a realizada pelo Concílio de Trento, confirmando a santa Liturgia Romana de sempre.

+ Marcel Lefebvre

(continuação aqui: Prólogo)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES