31/05/12

CATECISMO CATÓLICO - A ÚLTIMA VINDA (II)

É notável!
Prática. - Ninguém se poderá subtrair ao juízo divino; todos hão de comparecer ali; compareceremos nós também seremos julgados. Seremos então do número dos vivos ou dos mortos? Nas prédicas também ouvis dizer algumass vezes que os maus não são vivos, mas mortos. Estão vivos para a vida corporal, mas estão mortos para a espiritual, isto é, para a graça, que é a verdadeira vida da alma. Procurai estar sempre vivos para a vida sobrenatural, para a vida da graça, bem mais preciosa que a corporal, para serdes depois, no juízo, do número dos vivos.

Exemplos. - A parábola da boa semente e da cizânia. - Referiu Jesus um dia esta parábola: "O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; e, enquanto dormiam os homens, veio o seu inimigo, e semeou depois cizânia no meio do trigo, e foi-se. E, tendo crescido a erva, e dando fruto, apareceu também então a cizânia. E, chegando os servos do pai de família, lhe disseram: Senhor, por ventura não semeaste tu boa semente no teu campo? Pois donde lhe veio a cizânia? E ele lhes disse: O homem inimigo é que fez isto. E os servos lhe tornaram: Queres tu que nós vamos e a arranquemos? E respondeu-lhes: Não: para que talvez não suceda que, arrancando a cizânia, arranqueis juntamente com ela também o trigo. Deixai crescer uma e outra coisa até à ceifa, e no tempo da ceifa direi aos segadores: Colhei primeiramente a cizânia, e atirai-a em molhos para queimar, mas o trigo recolhei-o no meu celeiro."
Os Apóstolos não compreenderam a parábola, e, despedidas as turbas, "chegaram-se a ele, dizendo: Explica-nos a parábola da cizânia do campo. Ele lhes respondeu, dizendo: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; e o campo é o mundo. A boa semente porém, são os filhos do reino: e a cizânia são os maus filhos; e o inimigo que a semeou é o diabo: e o tempo da ceifa é o fim do mundo: enviará o Filho do homem os seus anjos, e tirarão do seu reino todos os escandalosos, e os que obram a iniquidade. E lançá-los-hão na fornalha de fogo. Ali será o choro e o ranger com os dentes. Então resplandecerão os justos, como o sol, no reino de seu Pai". (S. Mateus, XIII, 24-30; 36-43).

(terá continuação)
(Leia a I parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES