22/04/12

EM 1500 FOI A DESCOBERTA DO BRASIL?


Hoje comemora-se o descobrimento do Brasil. Pois comemore-se, e da melhor forma possível: dizendo a verdade.

Resumidamente, descobrimento do "Brasil" foi reclamado com a chegada de Pedro Alvares Cabral, a 22 de Abril de 1500. Mas, na verdade, o território era já conhecido dos portugueses: tinha estado perdido, depois mal achado até que mais tarde foi efectuada a localização precisa a mando de D. João II. Só depois então foi feita a viagem de Cabral e feito o que chamamos de "descobrimento do Brasil".

Se Portugal tinha tinha anterior conhecimento daqueles territórios, porque motivo não o deu logo ao conhecimento público!? Pelo motivo das Bulas papais que protegiam os nossos territórios e mares na África terem sido desrespeitadas por Castela. Se os nossos descobrimentos tinham até então sido discretos, depois dos muitos problemas com os castelhanos (sobretudo o caso de Canárias), as nossas navegações passaram ao mais alto secretismo, ao ponto da criação de falsas pistas para desviarem toda a tentativa alheia.

Enquanto os Castelhanos andaram entretidos com a sua falsa Índia, os portugueses passaram finalmente sem serem seguidos à verdadeira Índia, e puderam chegar e operar tranquilamente no Brasil também. Enquanto isso, o mundo todo sabia já da notícia da descoberta da falsa Índia por Colon. A pirataria, concentrou as energias remando à "Índia" por Ocidente. Enquanto isso os portugueses puderam viajar e operar já sem os castelhanos à espreita e pirataria por perto.

Ou seja, as nossas descobertas tornaram-se "encobertas" até que houvessem garantias contra amigos do alheio.

Com muita certeza, acho que Portugal não levou a Fé àquelas terras da América do Sul! Portugal levou sim a civilização católica-lusa. Creio ainda que, tal como o testemunharam os jesuítas, o primeiro portador da Fé às américas foi o Apóstolo S. Tomé. Mas, como sem a civilização a Fé perde suporte, Deus preparou a gente lusa para a missão posterior.

Muitos admiram-se do ouvir que no tempo dos Apóstolos alguém pudesse conhecer territórios da América. Sem fazer grandes demonstrações de que sim, recorro ao argumento singelo: atrever-se-iam os mui cultos e inteligentes jesuítas em afirmar tal, caso nesse tempo se achasse nisso uma impossibilidade? Se eles que eram cultos e experimentados, se estavam ali naquele tempo, se conheciam melhor que nós a civilização do seu tempo, quem somos nós para dizer que estes jesuítas acreditaram e transmitiram uma impossibilidade ou uma fantasia, tanto mais a respeito da evangelização Apostólica?!

Sobre estes assuntos já se disse bastante no blogue, mas não tudo, e queira Deus que mais venha a ser escrito.

Hoje comemora-se a reclamação pública da descoberta do "Brasil" com a chegada de Cabral.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES