07/03/12

MANDAMENTOS - MORAL CRISTÃ - CATECISMO (VI)

"Quem simplesmente se descuida de prestar a Deus o culto que lhe é devido ou quem não o honra do modo devido não é ímpio no sentido religioso da palavra, mas é-o todo aquele que com vontade deliberada e positiva recuse a Deus todo o culto; isto é quem diz a Deus ou com palavras ou só com o coração [...]

Deus não necessita do nosso culto; mas temos esse dever como homens, como cidadãos, como cristãos; e temos necessidade d'Ele, porque é o único meio pelo qual podemos tornar-nos dignos do fim celeste a que Deus nos destinou.

[...]

SEGUNDO MANDAMENTO

179. - Que é que nos proíbe o segundo mandamento não jurar o seu santo nome em vão?
O segundo mandamento não jurar o seu santo nome em vão proíbe-nos desacatar o nome de Deus: e portanto nomeá-lo sem respeito, blasfemar a Deus, da santíssima Virgem, dos Santos e das coisas santas; fazer juramentos falsos, não necessários ou de qualquer modo ilícitos.

Explicação. - Com as palavras nome de Deus entende-se aqui não só o nome "Deus", mas também qualquer outro nome com que Deus possa ser nomeado, bem como qualquer pessoa ou coisa que tenha relação directa com Ele, por exemplo: Nossa Senhora, Santos, Alma, etc.

O segundo mandamento proibe-nos desacatar o nome de Deus; e, por isso proíbe-nos: a) nomeá-lo sem respeito, isto é, sem motivo e sem devoção, puramente por costume [mau costume]. Seria falta ainda maior pronunciá-lo com ira ou impaciência; b) blasfemar, etc., [...]

TERCEIRO MANDAMENTO

184. - Que é que nos ordena o terceiro mandamento guardar os domingos e festas de guarda?
O terceiro mandamento guardar os domingos e festas de guarda ordena-nos que honremos a Deus nos domingos e festas de guarda com actos de culto externo, dos quais para os cristãos o essencial é a santa Missa.

185. - Porque é que devemos fazer actos de culto externo? Não bastaria a Deus , que é espírito, interiormente no coração?
Não basta adorar a Deus interiormente no coração, mas devemos também render-lhe o culto externo preceituado, porque estamos sujeitos a Deus em todo o nosso ser, alma e corpo, e devemos dar bom exemplo; e também porque de outro modo se perde o espírito religioso.

Explicação - 1.º Temos o dever natural de honrar a Deus, porque Ele é o nosso Criador e o nosso último fim. Com este mandamento, Deus determina-nos de maneira particular como e quando o devemos adorar e desconhecer como verdadeiro Deus: quer que o honremos nos domingos e festas de guarda com actos de culto externo, dos quais para os cristãos o essencial é a santa Missa. para melhor nos imprimir no espírito este dever, Deus, conforme o relato da criação, mostrou-se-nos como um operário, que trabalhou seis dias e descansou no sétimo ao qual  abençoou. Por isso, segundo o seu exemplo, devemos também, depois de seis dias de trabalho, santificar o sétimo, Durante seis dias pensamos especialmente nas nossas necessidades temporais; no sétimo devemos pensar especialmente em honrar a Deus (O Senhor deu uma importância particular a este mandamento. Com efeito, ao passo que intimou os outros mandamentos simplesmente com as palavras: farás ou não farás isto e aquilo: para este terceiro mandamento empregou as ponderosas palavras: Lembra-te de... como se dissesse: considera bem, presta bem atenção. Esta importância particular confirmou-a ainda o Senhor com a minuciosa explicação que Ele próprio lhe deu: "Trabalharás seis dias, e farás neles tudo o que tens para fazer. O sétimo porem é o Sábado do Senhor teu Deus, Não farás nesse dia obra alguma, nem tu, nem teus filhos, nem tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu animal, nem o peregrino que vive das tuas portas para dentro..." (exodo XX, 9.10))

(Aqui a continuação)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES