05/03/12

FALSO ECUMENISMO E DIREITO CANÓNICO ESTRANHO...

"No 1º de outubro de 1983 o grupo de leigos publicámos no diário La Nación uma solicitação pedindo ao nosso Santo padre o Papa, para que não entrasse me vigor o Novo Código de Direito Canónico, como o previsto no mês de novembro, e que permite dar a comunhão e outros sacramentos a não católicos, rompendo assim a Tradição unânime e contradizendo determinados cânones e Decretos.

Estes argumentos foram expostos na revista ROMA, tanto previamente como em forma mais extensa. A solicitação tratou os pontos:

1) O novo Código de Direito Canónico autoriza dar a comunhão aos não católicos;
2) Isto constitui um sacrilégio;
3) A disposição é inválida.

A 14-X-83 o Dr. Santiago de Estrada (professor de Direito Público Eclesiástica), ao ser consultado pelo mesmo jornal, respondeu a esta solicitação .

O Dr. Estrada não refuta o que foi manifesto na solicitação. Alega que os antecedentes da comunhão aos herejes se remontam ao Concílio [Vaticano II]. Não encontrou nenhum antecedente anterior. A sua exposição não carece de valor, e mostra até que tais desvio são coerentes existindo uma outra linha que arranca do Concílio Vaticano II e se opõe à Tradição da Igreja.

Também no La Nación, em Cartas de Lectores, a 5-XI-83, o Sr. José Maria Martinez mais pareceu protestante. O Sr. Martinez nega que a Igreja Católica seja a única de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aplaude o novo Código e afirma que a "Igreja de Cristo é ecuménica" (no sentido entendido pelas distintas ceitas e pelos católicos de hoje apenas). Opõe-se frontalmente aos ensinamenteos dos Papas dos vinte séculos de Cristianismo.

Alguns assinantes da solicitação enviaram depois em 11-XI-83 uma carta ao La Nación em reposta a ambas as exposições. Mas esta não foi publicada.

A 27-XI-83 saiu um novo artigo no mesmo jornal diário, também contra a solicitação, pelo Lic. Juan S. Dahbar, homónimo de um sacerdote jesuíta cordovês (tal vez o mesmo), em linha ecuménica sem fronteiras como se a verdade e a caridade fossem contrárias.

Na revista Verbo (que nada tem que ver com a sua homónima espanhola) que suporta e inspira o R.P. Jorge Grasset, saiu no mês de novembro um artigo com o título "Não queirais tocá-la", anónima, mas com o selo pessoal indubitável do mesmo padre e depois outro artigo assinado pelo Sr. Ricardo Bach de Chazal.

Evidentemente aquilo que o "fora da Igreja não há salvação" é como um sinal de contradição que nos mostra os pensamentos de muitos corações." ( Ecumenismo Contra la Fé Católica - Revista ROMA, XVIII, n.º85, Agosto de 1984)

(terá continuação)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES