28/12/11

"ROMA - ROMA ETERNA" (IX)



"ROMA"
(Ano XIII- nº 65. outubro 1980)

Entrega de Relíquia do Apóstolo S. André a Não Católicos

Atenas (AICA). A bordo dum avião do governo grego chegaram a Atenas o Cardeal Roger Etchegaray, Arcebispode Marcelha, e o metropolita grego-ortodoxo (não católico) de França, Meletios. A finalidade desta viagem foi a de entregar aos gregos não católicos uma relíquia da Cruz de S. André. Este Apóstolo foi cruxificado em Patras e, desde a primeira metade do séc. XIII, veneram-se na abadia de S. Victor de Marcelha dois segmentos da cruz na qual sofreu o martírio.

A citada relíquia, dos pedaços de madeira de cerca de 98 e de 70 cm, foi retirada de Patras pelos Cruzados borgonheses e provençais, e colocada na igreja de S. Victor. "Esta devolução inscreve-se na linha ecuménica marcada por João Paulo II pela sua visita a Constantinopla", disse o metropolita Meleitos.

Em 1964, sendo pontífice Paulo VI, teve lugar em Patras um acto similar no qual foi entregue a cabeça de S. André, que se conservava no Vaticano desde 1460. (Dados tomados do Boletim AICA, nº 1213 de março de 1980)

Culto à TV

Uma sondagem levada a cabo em França, mostra cifras aterradoras: 44% das crianças preferem os seus televisores a seu próprio pai, e 21% preferem os seus televisores à sua própria mãe. (Pregão da TFP, 2º quinzena maio 1980)


Concílio - Primavera da Igreja

Bona (AICA). A Igreja Católica é a maior comunidade religiosa na República Federal da Alemanha, se bem que a população católica, que conta na actualidade com 26,88 milhões de pessoas, diminuiu desde 1970 até 1978 em 400.000 fiéis, segundo informou o Boletim da secretaria da Conferência Episcopal Alemã.

A vida da igreja Católica na República Federal Alemã sofreu grandes modificações. O número de sacerdotes diminuiu em 8,9%, portanto são agora 23.900. O número de casamentos católicos diminuiu em 27%. O número de baptismos de crianças, que tem uma relação com a taxa de natalidade, diminuiu em 34%. Tendências descendentes podem ver-se também, no respeitante ao estudo da teologia. No que refere aos estudantes que se dirigem ao sacerdócio, a queda é de 11%.

No ano de 1978, abandonaram a Igreja Católica 52.300 pessoas. O número de paróquias católicas manteve-se quase invariável: 12.400. Contudo, por falta de sacerdotes uma série de paróquias foram atendidas por outras suas vizinhas. (Boletim AICA, nº 1233, 7 de agosto de 1980)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES