Do livro "METHODO FÁCIL, E DEVOTO DE OUVIR MISSA COM VÁRIAS ORAÇÕES PARA ANTES E DEPOIS DA CONFISSÃO E COMUNHÃO SACRAMENTAL", escrito pelo Pe. Valério de Oliveira Bernardes, dado em 1744 em Lisboa:
O que se entende por esta palavra Missa,
e a que Autores se
atribuem as partes de que se compõe?
Por este nome “Missa” se entendem todas aquelas acções que o Sacerdote exercita
desde que chega ao Altar até ao último Evangelho; isto é, não só aquelas que
constituem especialmente este santo Sacrifício mas ainda todas as mais sejam
principais, ou ordinárias de que se compõem, porque em todas elas se significam
soberanos mistérios. Pelo que todas estas partes, quer a Igreja nossa Mãe que
assistamos, quando determina em os dias de preceito, que ouçamos inteiramente
Missa (não havendo racionável causa que nos escuse).
Advirto,porém, que de três modos se pode assistir a este Santo Sacrifício . O primeiro consiste em estar com devida atenção às orações, que exercita o Sacerdotes, com humilde e devota composição do corpo, evitando quanto for possível as distracções que ocorrem; ainda que nesse tempo nos ocupemos em rezar pelas contas ou em ler por algum livro orações diferentes do que se trata nos mistérios da Missa. Este modo é suficiente, e com ele se cumpre o preceito.
Advirto,porém, que de três modos se pode assistir a este Santo Sacrifício . O primeiro consiste em estar com devida atenção às orações, que exercita o Sacerdotes, com humilde e devota composição do corpo, evitando quanto for possível as distracções que ocorrem; ainda que nesse tempo nos ocupemos em rezar pelas contas ou em ler por algum livro orações diferentes do que se trata nos mistérios da Missa. Este modo é suficiente, e com ele se cumpre o preceito.
O segundo modo consiste em estarmos presentes a este
incruento Sacrifício com uma sujeição e rendimento humilde, não só
interiormente do ânimo, mas juntamente exterior, procurando tributar a Deus um
culto de suprema adoração em todo o discurso deste tremendo Acto por excelência
o mais santo, e o mais sublime, que tem a Religião Católica, e de quantos se
celebram em terra, ou ainda no Céu, em o qual o Filho de Deus se sacrifica
a seu Eterno Pai em perpétua memória do grande amor, que nos tem, ocupando-nos
ao mesmo tempo em aplicar o pensamento, não somente às acções da Missa; porém
mais que tudo aos sagrados Mistério que nas mesmas se significam, usando a cada
reflexão deles de algum afecto devoto, ou oração vocal, posto que seja breve,
dita com aquela ternura de coração, bem como se assistíssemos no Monte Calvário
a toda a Paixão de JESUS Cristo; para o que é muito útil, e cómodo o Método de
que se trata. Este segundo modo de assistirmos à Missa é perfeito.
O terceiro vem a compreender este segundo modo e, além do que
está nele dito, deve procurar a alma devota revestir-se de um desejo afectivo
de se unir por entendimento e vontade com aquele Senhor, suspirando deveras hospedar
no seu coração tão amoroso Deus; para o que poderá servir a direcção sobre a
Comunhão espiritual que vai expressar na Missa. Este último modo de assistir ao
Santo Sacrifício é de todos o mais perfeito.
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