02/09/11

CATÓLICOS PERPLEXOS?...















20 anos depois do Concílio Pastoral (CVII) os católicos estavam ainda perplexos com a revolução operada no pós-concílio. 20 anos depois os católicos estão na maioria perplexos com 2000 anos de Igreja Católica. Há católicos que hoje se apercebem da falta de saúde nas sua paroquias, na Diocese, em Roma, e qualquer um que por graça de Deus tome conhecimento de onde encontrar a verdadeira Doutrina e a Tradição, deixa tudo e vai à Fonte.

Quando Deus dá a graça da Fé a um católico, este se identificará com o mesmo crer de todos os santos, este conseguirá ver a incompactibilidade com as novas doutrinas recentes.

Sobretudo aos católicos que nunca descobriram a Tradição da Igreja, que procuram a verdade a a justiça, são bem intencionados e esforçados, estão cansados dos enganos do mundo, da falsidade, do vago e relativo, dedico esta série de "Católicos Perplexos?" esperando que fiquem perplexos e que saibam porquê.

A série "Católicos Perplexos?" acaba por ser um recorte da "Carta Aberta aos Católicos Perplexos" escrita pelo Arcebispo de Tule, D. Marcel Lefebvre, ícon perseverança do catolicismo face ao turbilhão revolucionário que se instalou em Roma.

Convido também os católicos desconfiados a abandonarem de vez certas ideias toscas e injustas e que conheçam os escritos de D. Marcel Lefebvre. Este Arcebispo nunca enunciou heresia alguma, é um exemplo do bem guardar a Doutrina Católica milenar e, por isto podem estar não só escançados como devem estar contentes por encontrar hoje tão raro caso. Foi de grande confiança de Pio XII e nunca algum Papa apontou algum erro na Doutrina que transmitiu.

A "Carta aos Católicos Perplexos" foi escrita 20 anos depois do Concílio Vaticano II

"Mas quem a possuía, quem tinha entrado na santa Igreja pelo baptismo, renovado suas promessas pela idade de onze anos, recebido o Espírito Santo no dia da sua confirmação, este sabia o que devia crer e o que devia fazer." "Hoje, muitos não mais o sabem. Ouvem-se nas igrejas tantos ditos estarrecedores, lêem-se tantas declarações contrárias ao que tinha sido sempre ensinado, que a dúvida de instalou nos espíritos."

"... numa alocução de S.S. João Paulo II a 6 de fevereiro de 1981: "os cristãos de hoje em grande parte, sentem-se perdidos, confusos, perplexos e mesmo decepcionados.". O Santo Padre resumia as causas deste facto da maneira seguinte:
"De todos os lados espalharam-se idéias que contradizem a verdade que foi revelada e sempre enssinada. Verdadeiras heresias foram divulgadas nos domínios do dogma e da moral, suscitando dúvidas, confusão, rebelião. (...) Mergulhando num "relativismo" intelectual e moral, os cristãos são tentado por um iluminismo vagamente moralista por um cristianismo sociológico, sem dogma definido e sem moralidade objectiva".
Foi-se levado a perguntar, por conseguinte, o que provocou um tal estado de coisas. A todo o efeito corresponde uma causa. É a fé dos homens que diminuiu, por um eclipse da generosidade da alma, um apetite de gozo, uma atracão pelos prazeres da vida e pelas múltiplas distracções que oferece o mundo moderno? Não são estas as verdadeiras razões, elas sempre existiram dum modo ou de outro; a queda rápida da prática religiosa antes provém do espírito novo que se introduziu na Igreja e que lançou a suspeita sobre um passado inteiro de vida eclesiástica, de ensino e de princípios de vida. Tudo isto se fundava sobre todos os episcopados."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES