D. Afonso Henriques (ou D. Afonso I de Portugal) o Conquistador, ou o Fundador, ou o Grande. |
O reino de Portugal foi oferecido como vassalo do Papado logo na sua fundação e colocado nas mãos de Nossa Senhora. Eis o voto feito por D. Afonso Henriques o primeiro Rei de Portugal:
"Ordeno que eu, meu reino, minha gente, meus sucessores, fiquem debaixo da tutela e protecção, defensão e amparo da bem-aventurada Virgem Maria de Claraval..."
D. Afonso Henriques sobre a procissão para a tomada da cidade:
"Ordenade todos vossa Procissão muito honradamente, e com grande devoção e entremos no corpo da Cidade, e em posse dela e de todas as suas fortalezas. Cá até agora entramos todos por feridas, e por mortes, lidando contra os inimigos os mouros, e pois Deus nos fez merecê de tão nobre Cidade, e havemos já cobrada, e os mouros fora dela, coçamos por Autor desta Vitória ao mesmo Deus e Senhor nosso, damos-lhe graças por tantos benefícios, como dele havemos recebido e entremos em posse desta nobre Cidade de que o Senhor Deus honrou e herdou a Coroa de Portugal. ora entremos hoje em dia destes Santos Mártires, com grande prazer e com grande Vitória, e daqui em diante viveremos já em sossego de nossos inimigos com nosso bom prazer e com exaltamento do nome de Jesus Cristo e da Santa Fé Católica."
Sem comentários:
Enviar um comentário