25/07/11

CUIDADO



Este vídeo está a ser difundido como um uma "publicidade" à Igreja Católica nos U.S.A.. No geral parece muito correcto mas introduz elementos errados .

Sobre este assunto desenvolverei uma crítica na caixa de comentários deste artigo.

2 comentários:

anónimo disse...

Texto do vídeo:
“A Nossa família é feita de todas as raças. Nós somos jovens e velhos, ricos e pobre, homens e mulheres, pecadores e santos. A nossa família se difundiu pelos séculos e pelo mundo. Com a graça de Deus, nós abrimos hospitais para cuidar dos doentes, estabelecemos orfanatos e ajudamos os pobres. Nós somos a maior organização caritativa no planeta, trazendo alívio e conforto para aqueles que precisam. Nós educamos mais crianças do que qualquer outra instituição educativa ou religiosa. Nós desenvolvemos o método científico e as leis da evidência. Nós fundamos o sistema universitário. Nós defendemos a dignidade de toda a vida humana e preservamos o casamento e a família. Cidades foram homenageadas com o nome de nossos venerados santos, que percorreram um sagrado caminho antes de nós. Guiados pelo Espírito Santo, nós compilamos a Bíblia. Nós somos transformados pela Sagrada Escritura e Sagrada Tradição, que nos tem guiado consistentemente por 2000 anos. Nós somos a Igreja Católica. Com mais de um milhão na nossa família compartilhando dos sacramentos e da plenitude da fé cristã. Por séculos nós temos rezado por si e por todo o mundo, a cada hora, por todos os dias, sempre que celebramos a Missa. O próprio Jesus lançou as fundações para a fé quando disse a Pedro, o primeiro papa “tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Por mais de 2000 anos, nós tivemos uma linha interrupta de pastores guiando a Igreja Católica com amor e verdade, num mundo confuso e doloroso para se viver. E neste mundo cheio de caos, dificuldade e dor, é confortante saber que algumas coisas permanecem coerentes, verdadeiras e fortes: a fé católica e o amor que Deus tem por toda a criação. Se esteve afastado da igreja, nós convidamo-lo a um novo olhar. Nossa família é unida em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Nós somos católicos. Bem-vindo à sua casa.”

anónimo disse...

Este vídeo denota bem a dificuldade, ou impossibilidade, de apresentar a Igreja Católica com a mentalidade do mundo. Há coisas que não podem ser ditas de forma adaptada. Há coisas incontornáveis que se corrompem quando se tentam transmitir assim como neste vídeo.

Quando se afirma que a Igreja é formada de “santos e pecadores”, inequivocamente, catolicamente, estaríamos a falar da Igreja no seu todo (Igreja Militante, Igreja Purgante e Igreja Triunfante) visto que santos que não sejam pecadores só existem na Igreja Triunfante. Mas não, este vídeo não se refere à IGREJA como tal.

Qual é a “igreja católica” anunciada no vídeo? Vamos recolher todos os elementos do texto do vídeo:

1 – “Nós somos a Igreja Católica”… quem é o “nós”?! A reposta é dada pelo texto “jovens e velhos, ricos e pobre, homens e mulheres, pecadores e santos”. Todos os “nós” seguintes não deixam lugar para dúvidas. Esta “igreja católica” é um conceito que não coincide com o Corpo Místico de Cristo do qual NÓS fazemos parte. Nós não somos a IGREJA, nós fazemos parte da IGREJA. Esta visão deturpada de “igreja católica”, resultante do somatório dos católicos, é uma visão democrátista e invertida, que no vídeo passa tão discretamente que engana até a católicos supostamente bem formados e tradicionalistas. É uma “igreja católica” à imagem da recente contra-doutrina da eclesiologia.

(terá continuação)

TEXTOS ANTERIORES